Notícias


Clique para assistir o vídeo!

Repositório Angolano de Acesso Aberto – RANAA

Governo 26-11-2025
MESCTI PARTICIPA NO FÓRUM SOBRE COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INOVAÇÃO CHINA-ÁFRICA 2025

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (Inovação) participou no Fórum sobre Cooperação e Desenvolvimento da Inovação China-África 2025, realizado de 19 a 21 de Novembro, na cidade de Wuhan, República Popular da China. O evento teve por objectivo reforçar o desenvolvimento da cooperação entre a China e África, privilegiando uma abordagem assente na inovação científica e tecnológica.

A delegação do MESCTI foi chefiada pela Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, e integrou o Director Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Amílcar Silva, a Directora do Gabinete da Secretária de Estado, Maria Neto, e o Consultor para Tecnologia e Inovação, Júdice Cumbunga.

No decurso da sua missão, a Secretária de Estado manteve um encontro de trabalho com a Vice-Governadora da província de Hubei, participou na cerimónia de premiação da 4ª Competição China-África sobre Inovação e Empreendedorismo para jovens e presenciou a assinatura de vários projectos de cooperação em Ciência e Tecnologia entre instituições académicas e científicas da China e do continente africano.

O programa do Fórum incluiu mesas-redondaa e sessões técnicas destinadas à apresentação de avanços científicos e tecnológicos nas áreas da segurança alimentar, gestão da água, protecção ambiental, redução da pobreza e novas indústrias da Energia. Foram igualmente apresentados projectos e relatórios temáticos com enfoque na cooperação científica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável e na promoção da cooperação educacional.

A delegação visitou ainda o Centro de Computação de Inteligência Artificial de Wuhan, uma infra-estrutura estratégica para o desenvolvimento económico da província de Hubei. O Centro, localizado na Zona de Desenvolvimento de Alta Tecnologia de Wuhan, fornece serviços avançados de Computação em Inteligência Artificial e acolhe igualmente o Centro de Supercomputação de Wuhan, considerado o primeiro polo de serviços em nuvem e poder computacional da China. Esta unidade presta apoio à investigação e desenvolvimento de universidades, centros científicos e empresas chinesas, bem como de uma entidade australiana, colaborando em áreas como agricultura inteligente, transporte inteligente, manufactura inteligente e cidades inteligentes.

Durante a visita, foram apresentados os mecanismos de monitorização dos principais serviços do Centro e as pontecialidades do Data Center, actualmente com uma capacidade de 400 petaflops, com projecto de expansão para 1 200 petaflops. A direcção do Centro manifestou disponibilidade para cooperar com MESCTI, designadamente no apoio à criação de centros tecnológicos destinados à formação de docentes e estudantes na área da Inteligência Artificial.

O Fórum contou também com a presença de uma delegação do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), chefiada pelo titular, Mário Augusto de Oliveira.

Fonte: MESCTI
Governo 14-11-2025
MESCTI e Huawei Technologies Angola assinam novo Memorando de Entendimento para reforço da cooperação tecnológica

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) e a Huawei Technologies Angola, Lda., assinaram, ontem, dia 13 de Novembro de 2025, em Talatona, um Memorando de Entendimento destinado a fortalecer a cooperação no domínio da inovação, modernização tecnológica e capacitação de quadros nacionais.

A assinatura do documento decorreu no âmbito do Seminário sobre Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento de Talentos Locais, promovido pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), em parceria com a Huawei Angola. O evento reuniu representantes governamentais, diplomáticos, académicos e especialistas do sector, com o objectivo de discutir o contributo das tecnologias emergentes para o fortalecimento do Ensino Superior. No acto, o MESCTI foi representado pelo titular do Departamento Ministerial, Albano Ferreira, e a Huawei pelo seu Director-Geral, António Hou.

No discurso de encerramento, o Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira, enfatizou que a tecnologia constitui um pilar estratégico do desenvolvimento nacional e reafirmou a prioridade do MESCTI em acelerar a digitalização das Instituições de Ensino Superior (IES). Destacou igualmente a necessidade de formar jovens em áreas emergentes, como inteligência artificial, computação em nuvem, cibersegurança e análise de dados.

O Memorando agora assinado reforça uma cooperação iniciada em 2020 e consolidada ao longo dos últimos anos, abrangendo iniciativas de formação, transferência de tecnologia, criação de plataformas de e-Learning e desenvolvimento de projectos orientados para a construção de campus universitários inteligentes.

Estiveram presentes no acto o Embaixador da República Popular da China em Angola, Zhang Bin, o Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva; a Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida; Reitores, Presidentes e Directores-Gerais das Instituições de Ensino Superior; Directores Nacionais e equiparados do MESCTI; representantes da Huawei Angola; técnicos das áreas de TIC das IES; e convidados.

Fonte: MESCTI
Governo 12-11-2025
MESCTI realiza cerimónia de Premiação da 2ª Edição do Prémio Nacional de Ciência e Inovação

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) realizou, na manhã desta sexta-feira, 7 de Novembro, na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), a Cerimónia de Premiação da 2.ª Edição do Prémio Nacional de Ciência e Inovação.

A actividade enquadrou-se nas celebrações do 50.º Aniversário da Independência Nacional e teve como objectivo estimular e reconhecer a contribuição dos investigadores e inovadores na promoção da ciência, tecnologia e inovação, em prol do desenvolvimento sustentável de Angola.

A iniciativa visa igualmente incentivar a criatividade e a produção de trabalhos científicos e tecnológicos, orientados para a resolução de problemas sociais, económicos e ambientais, promovendo também a participação de jovens e de mulheres nas actividades de investigação, invenção e inovação.

O discurso de abertura foi proferido pelo Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira, que sublinhou a importância do prémio como instrumento de valorização do conhecimento.

“O Prémio Nacional de Ciência e Inovação representa não apenas a distinção dos melhores cientistas do país e a exaltação da ciência, mas também a confirmação de que o futuro do nosso país depende da produção e aplicação do conhecimento”, afirmou o Ministro.
Acrescentou ainda que esta segunda edição “é mais uma manifestação do compromisso público do Executivo com a Ciência, a Tecnologia e a Inovação”.

Durante a sua intervenção, o Ministro destacou que “o caminho sustentável da ciência inicia com o diagnóstico, a formulação de políticas e a definição de prioridades; passa pelo fomento e financiamento da ciência; continua com a implementação competente de projectos; e culmina com o reconhecimento público das pessoas e obras de mérito”.

“O Estado angolano reafirma, através desta iniciativa, que a ciência não é acessória. É central. Não é um luxo reservado a países ricos; é, antes, uma necessidade estratégica para consolidar a soberania nacional, diversificar a economia e garantir a prosperidade da actual e das futuras gerações”, concluiu.

O Prémio Nacional de Ciência e Inovação compreende oito categorias: Ciência, Inovação, Invenção, Carreira, Mulher Cientista, Jovem Cientista, Jovem Inovador e Jovem Inventor.

Prémio Nacional de Ciência

– 1.º classificado: Mauer Gonçalves – 6.600.000 Kz, troféu e diploma.
– 2.ª classificada: Maria Sakukuma – 3.300.000 Kz, troféu e diploma.
– 3.º classificado: Carlos Correia – 2.200.000 Kz, troféu e diploma.
Menções Honrosas: Humberto Cuteso Matumueni e Júdice Cumbunga.

Prémio Nacional de Inovação

– 1.ª classificada: Ana Martins – 6.600.000 Kz, troféu e diploma.
– 2.º classificado: Daniel Ukuessunga Benjamin – 3.300.000 Kz,, troféu e diploma.
Prémio Nacional de Invenção
Não foram atribuídos prémios nesta categoria.

Prémio Nacional de Carreira

– 1.º classificado: Manuel Alves da Rocha – 12.900.000 Kz, troféu e diploma.
– 2.º classificado: Benevides Pessela – 6.450.000 Kz, troféu e diploma.
– 3.ª classificada: Maria Augusta Martins – 4.300.000 Kz, troféu e diploma.

Prémio Nacional Mulher Cientista

– Sandra Sabino Samuel Catraio – 6.600.000 Kz, troféu e diploma.

Prémio Nacional Jovem Cientista

– 1.º classificado: Cruz Sebastião – 3.300.000 Kz, troféu e diploma.
– 2.º classificado: Francisco Álvaro dos Santos – 1.650.000 Kz, troféu e diploma.
– 3.º classificado: António Ndelesse Epifânio – 1.100.000 Kz, troféu e diploma.
Menções Honrosas: Dorivaldo Zua e Alberto Cópia.

Prémio Nacional Jovem Inovador

– 1.º classificado: Valdimir Esteves – 3.300.000 Kz, troféu e diploma.
– 2.ª classificada: Vilma Marisa Queta – 1.650.000 Kz, troféu e diploma.
(Sem menções honrosas).

Prémio Nacional Jovem Inventor

– Venâncio Martins – 3.300.000 Kz, troféu e diploma.

O júri da 2.ª Edição avaliou as candidaturas com base em critérios como: qualidade científica e complexidade; originalidade e carácter inovador; relevância e impacto científico, económico, social e ambiental; aplicabilidade e contributo para o desenvolvimento nacional.

Os critérios asseguraram uma selecção justa, sustentada no mérito técnico e no impacto das inovações apresentadas.

Instituído pelo Decreto Executivo n.º 116/24, de 24 de Maio, o Prémio Nacional de Ciência e Inovação visa estimular e reconhecer a contribuição de investigadores, inventores e inovadores para o desenvolvimento sustentável de Angola, promovendo o avanço científico, tecnológico e económico do país.

O evento foi organizado pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT) e Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) com parceria do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

Testemunharam o acto o Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira, a Ministra da Educação, Maria Grilo, a Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita, o Director de Quadros do Gabinete do Presidente da República, Edson Barreto, a Presidente do Conselho de Administração da ENAPP, Sandra Alves, o Chief Executive Officer da National Research Foundation da África do Sul, Fulufhelo Nelwamondo, o Director-Geral do Fundo Nacional de Investigação de Moçambique, Florêncio Extermo Maulano, e o representante da Rede das Agências de Financiamento da Ciência dos Estados Membros da CPLP, Pedro Banga, entre outras distintas entidades académicas e institucionais.

Fonte: MESCTI
Governo 31-10-2025
Encerramento sobre Empreendedorismo

O Workshop sobre Empreendedorismo, promovido pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT), encerrou com êxito, após dois dias de intensas actividades realizadas nos dias 29 e 30 de Outubro, no Auditório Horácio Chimuco da Universidade Independente de Angola (UnIA), em Luanda.

A iniciativa integrou-se nas comemorações do 50.º aniversário da Independência Nacional e teve como objectivo estimular o espírito empreendedor e fomentar a criação de novas oportunidades de emprego, através do desenvolvimento de iniciativas e da criação de novos negócios.

Evento destacou o papel das Instituições de Ensino Superior na promoção da inovação e da empregabilidade juvenil.

O Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva, em representação do Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira, proferiu o discurso de encerramento, sublinhando a importância do ensino e da formação académica na criação de uma cultura empreendedora entre os jovens.

“A formação, o ensino e a actividade académica podem e devem contribuir para gerar nos jovens que constituem a maioria da população estudantil uma atitude proactiva e empreendedora, que os leve a criar cenários, soluções, produtos e serviços nos quais se possam rever, controlar ou criar dividendos do ponto de vista da sua empregabilidade”, afirmou o Secretário de Estado.

Segundo o Secretário de Estado, o workshop representou um importante momento de partilha e aprendizagem sobre um domínio que tem vindo a ganhar preponderância, tanto na sociedade como na academia, embora ainda de forma incipiente. “A nossa responsabilidade, enquanto gestores das instituições, é a de despertar consciências e munir os nossos alunos com ferramentas que lhes permitam desenvencilhar-se, com a formação aqui recebida, em contextos difíceis do ponto de vista da empregabilidade”, acrescentou.

O evento reuniu mais de 110 participantes, incluindo formadores e especialistas angolanos e estrangeiros nas áreas do empreendedorismo e da empregabilidade, bem como representantes de empresas, incubadoras e instituições de ensino. Durante os dois dias, foram debatidas estratégias de fomento da inovação e do empreendedorismo nas IES, tendo em conta as boas práticas nacionais e internacionais, os desafios e as oportunidades do contexto angolano, em consonância com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os participantes tiveram a oportunidade de:

• apropriar-se de metodologias para a implementação do empreendedorismo;
• tomar contacto com estratégias de inovação e de empreendedorismo participativo, inclusivo e baseado em evidências;
• reafirmar o papel das IES na produção e difusão do conhecimento, da tecnologia e da inovação;
• identificar necessidades, lacunas e potencialidades das IES no desenvolvimento do empreendedorismo;
• e elaborar uma proposta de plano de acção para a implementação de estratégias de fomento da inovação e do empreendedorismo no ensino superior.

O workshop decorreu também em formato híbrido, com transmissão em directo através da plataforma Zoom.

Participaram no evento gestores e docentes das Instituições de Ensino Superior, representantes das associações de estudantes, técnicos seniores do MESCTI e diversos actores-chave do Sistema Nacional de Inovação e Empreendedorismo.

Fonte: MESCTI
Governo 31-10-2025
Delegação angolana reforça cooperação científica e académica nos Estados Unidos da América

No dia 28 de Outubro de 2025, Sua Excelência a Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Professora Doutora Alice de Fátima Pinto de Ceita e Almeida, integrou a comitiva de Sua Excelência a Vice-Presidente da República de Angola numa visita oficial à Universidade de Howard, em Washington D.C., Estados Unidos da América.

A visita contou igualmente com a presença do Magnífico Reitor da Universidade Agostinho Neto (UAN) e teve como principal objectivo identificar e fortalecer oportunidades de cooperação académica e científica entre instituições de ensino superior angolanas e norte-americanas.

Durante a jornada, a delegação percorreu diversas unidades da Universidade de Howard, nomeadamente a Escola de Medicina, que inclui um hospital universitário, o Centro de Investigação do Cancro, o Centro de Estudos do VIH/SIDA e o Centro de Investigação sobre a Falciformação. A comitiva visitou igualmente a Faculdade de Biologia, onde foram apresentadas iniciativas e projectos de investigação actualmente em curso.

Fundada em 1867, a Howard University é uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior dos Estados Unidos, composta por 14 faculdades e escolas, reconhecida pela excelência académica e pela forte vocação para a investigação científica.

Esta visita abre novas perspectivas de colaboração, promovendo parcerias e intercâmbios académicos entre a Universidade de Howard e as universidades angolanas, com vista à partilha de conhecimento e ao desenvolvimento conjunto de programas de investigação.

A iniciativa integra-se nos esforços do Executivo angolano para reforçar a cooperação internacional e criar condições para o desenvolvimento de uma rede de investigação e inovação de dimensão global, particularmente na área das ciências médicas.

Fonte: MESCTI

mescti.gov.ao Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

Albano Vicente Lopes Ferreira



Entidades Tuteladas


Projectos Estruturantes


Canais de Atendimento


Parceiros