A Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice Ceita e Almeida, participou no dia 28 de Janeiro, na inauguração do Centro de Performance Digital da Schlumberger Technical Services INC - Sucursal de Angola ("SLB”), em representação do Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira.
O Centro de Desempenho visa proporcionar uma plataforma única para o desenvolvimento de capacidades, melhoria de competências e empoderamento de talentos locais em várias áreas digitais e tecnológicas, cultivando soluções industriais sustentáveis a partir de Angola.
A Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice Ceita e Almeida, na sua breve intervenção, afirmou que, "Este centro será um catalisador para a transformação digital e o desenvolvimento sustentável no nosso país, aproveitando a ciência, a tecnologia e a inovação para impulsionar o crescimento económico e melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos."
Por sua vez, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, mostrou-se satisfeito com a iniciativa da SLB, afirmando "Angola acolhe, com prazer, e incentiva o investimento na indústria do petróleo e gás. Que mais investimentos venham, porque o momento de investir em Angola é agora!" "O país já possui algumas instituições de investigação técnico-científica na indústria mineira e no petróleo. Temos laboratórios que pertencem à Sonangol, o ISPTC (Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências), a Endiama, o Instituto Nacional de Petróleo e outras instituições que devem ser melhor aproveitadas e apoiadas pelo Estado, bem como pela indústria”.
"A colaboração é essencial para fornecer soluções escaláveis e eficientes que atendam às necessidades operacionais de forma sustentável. Com este Centro de Desempenho, o nosso objectivo é trabalhar com os clientes, aproveitando a nossa experiência global, um portfólio diversificado de tecnologias e fluxos de trabalho digitais para oferecer soluções localizadas. Esta abordagem colaborativa, que utiliza as mais recentes tecnologias, como a inteligência artificial, irá melhorar o desempenho dos clientes e impulsionar a produção, abordando, em última instância, a ambição de Angola de manter a produção acima de 1,0 milhão de barris por dia até 2030", disse Miguel Baptista, Director-Geral da SLB em Angola, Centro e Leste de África.
A SLB (NYSE: SLB) é uma empresa global de tecnologia energética que impulsiona a inovação energética para um planeta equilibrado. Com uma presença global em mais de 100 países e colaboradores representando quase o dobro de nacionalidades, que trabalham em mais de 85 países.
-
A Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação participa na inauguração do Centro de Performance Digital