A cientista angolana Teresa Matoso Manguangua Victor, PhD em Engenharia Química pela Universidade de Newcastle (Reino Unido), docente e investigadora do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), foi oficialmente convidada pela International Society for Scientific Network Awards (ISSN Awards) para exercer as funções de Chief Guest da International Innovation, Research and Academic Conference (IIRAC 2025).
A referida Conferência terá lugar no dia 21 de Dezembro de 2025, no Diamond Hall, Jenney’s Residency, em Coimbatore, Estado de Tamil Nadu, República da Índia, e reunirá académicos, investigadores, inovadores e líderes industriais provenientes de mais de 20 países, com vista à partilha de conhecimento, reconhecimento da excelência científica e promoção da inovação.
No âmbito deste convite, a cientista Teresa Matoso será igualmente distinguida com o prestigiado International Distinguished Innovation Award, em reconhecimento pelo seu contributo relevante para o desenvolvimento da Engenharia Química, da Biotecnologia e da inovação sustentável.
De acordo com a carta oficial da Comissão Organizadora da IIRAC 2025, “a excepcional contribuição da Dra. Teresa Matoso na área da Engenharia Química, aliada à sua inspiradora liderança, fazem dela a personalidade indicada para proceder à abertura da Conferência e dirigir-se ao distinto público presente”.
Teresa Matoso é uma cientista angolana de reconhecido mérito internacional, com investigações nas áreas da intensificação de processos, biotecnologia e inovação sustentável. Em 2022, foi distinguida com o Prémio Internacional de Melhor Investigadora em Engenharia Química e Biotecnologia, pelo desenvolvimento e avaliação de antibióticos.