A Prof. Dra. Teresa Matoso Manguangua Victor, PhD em Engenharia Química pela Universidade de Newcastle upon-Tyne (Reino Unido), membro vitalício do World Research Council e docente/investigadora do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), Angola, participou, ontem, 21 de Dezembro, como Chief Guest e Conferencista Principal da International Innovation, Research, and Academic Conference (IIRAC 2025).
Este evento, organizado pela International Society for Scientific Network Awards (ISSN Awards), reuniu mais de 20 países no Diamond Hall, Jenney’s Residency, Coimbatore, Tamil Nadu, Índia, onde através de palestras e workshops sobre investigação e aplicações industriais nas áreas de Engenharia, Saúde e Agricultura, foram destacados os mais relevantes avanços no domínio da ciência, tecnologia e inovação.
Durante a sua intervenção, na abertura deste conclave científico a Prof. Dra. Teresa Matoso na sua alocução dirigindo aos participantes num discurso inspirador, enfatizou a importância da inovação e da colaboração internacional na pesquisa científica na promoção do desenvolvimento sustentável e nas respostas aos desafios globais.
Na ocasião destacou o seu trabalho no desenvolvimento de uma matriz microporosa.
Reconhecimento internacional
A Prof. Dra. Teresa Matoso Victor é uma cientista angolana de renome internacional, reconhecida por suas pesquisas em intensificação de processos, agro processos, biotecnologia, catálise, e inovação sustentável.
No IIRAC 2025, a nossa compatriota teve honra de ser uma vez mais agraciada, e desta feita, com o prestigiado INTERNATIONAL DISTINGUISHED INNOVATION AWARD, um reconhecimento explícito, do seu compromisso com a inovação e a excelência no seu campo de actuação.
Na sua palestra, na qualidade de investigadora e cientista apresentou um trabalho intitulado: Hydrophlic Microporous Matrix Hosting Symbiotic Consortium to Improve Crop Resiliense.
Convém ressaltar que este material tem uma diversidade de aplicações, destacando-se os domínios da agricultura, tecnologia engenharia, produção de fármacos, catálise e engenharia de tecidos.
Em 2022, foi distinguida com o Prémio Internacional de Melhor Investigadora em Engenharia Química e Biotecnologia, pela produção e avaliação de dois antibióticos designadamente:
Prodigiosin e Actinirhodin sintetizados pelo Streptomyces Ceolicolor A3(2).
A Dra Teresa Matoso é ainda membro da American Chamber of Research, coordenadora do Centro de Investigação de Engenharia e Geociência do ISPTEC, e tem publicado diversos artigos científicos em revistas internacionais de alto factor de impacto.
Este meeting internacional, constituiu mais um marco indelével na afirmação da sua carreira, que já tem assinalado passos significativos a nível global.
Augurámos-lhe pois os melhores sucessos na sua impressionante jornada científica que desde o ano de 2022 tem assinalado conquistas relevantes, que são incontornáveis, quer seja no contexto nacional quanto internacional.
Ainda no quadro da sua deslocação à Índia, Teresa Matoso foi recebida no Centro de Pesquisa de Sementes da Tamil Nadu Agricultural University, onde se reuniu com especialistas em Ciência e Tecnologia de Sementes e apresentou o material microporoso e a sua aplicação na agricultura sustentável. A cientista visitou igualmente os laboratórios da referida instituição.
Sobre a Dra. Teresa Matoso Manguangua Victor
• PhD em Engenharia Química pela Universidade de Newcastle, Reino Unido;
• Inventora de um material microporoso com aplicações avançadas em agricultura, catálise e engenharia ambiental;
• Membro vitalício do World Research Council;
• Membro da American Chamber of Research;
• Docente e investigadora no ISPTEC;
• Coordenadora do Centro de Investigação de Engenharia e Geociência (CIEG) do ISPTEC;
• Coordenadora do Mestrado em Engenharia do Ambiente (ISPTEC);
• Fundadora e CEO do Projeto TER Angola Education;
• Reconhecida internacionalmente como uma das melhores cientistas do mundo na área de Engenharia Química.
A terminar deixamos uma declaração lapidar da nossa renomada e altamente distinguida investigadora e cientista: “A IIRAC 2025 foi um evento extraordinário que reuniu investigadores, académicos e líderes industriais de todo o mundo. Foi para mim uma honra partilhar experiências e apresentar o estudo de caso sobre materiais microporosos com aplicações em Engenharia saúde e Agricultura. A colaboração internacional é essencial para o desenvolvimento sustentável e para enfrentar os desafios globais.”