Notícias


Clique para assistir o vídeo!

Repositório Angolano de Acesso Aberto – RANAA

Governo 15-09-2025
Novo Campus da Universidade Rainha Njinga a Mbande em Malanje vai acolher cerca de 10 mil estudantes

A província de Malanje vai receber um dos maiores investimentos em ensino superior do país, com a construção do novo campus da Universidade Rainha Njinga a Mbande. O projecto, avaliado em 172 milhões de euros, deverá arrancar ainda este ano e terá a duração aproximada de 15 meses.
Com esta expansão, a instituição passará dos actuais 2.000 para cerca de 10 mil estudantes, reforçando a capacidade de resposta às necessidades académicas e científicas de Angola.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 12 de Setembro de 2025, pelo Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira, durante visita ao terreno.

“O financiamento está assegurado, temos uma empresa nacional mobilizada e trouxemos toda a equipa técnica para o levantamento no local”, afirmou o governante, garantindo que o novo campus contará com infraestruturas modernas e adaptadas às exigências tecnológicas actuais.
O governador provincial de Malanje, Marcos Alexandre Nhunga, destacou a relevância do investimento e os impactos sociais e económicos esperados.

“ É a província que sai a ganhar. Este Pólo Universitário é uma resposta concreta aos anseios dos nossos jovens, não só de Malanje, mas também de outras regiões do país”, sublinhou.

O novo campus integrará diferentes unidades, entre elas: Faculdade de Agronomia e zootecnia, Instituto Politécnico com foco em Engenharia, Faculdades de Direito, Economia e Gestão, Ciências Médicas, além da reitoria, biblioteca, residências estudantis e habitações para docentes.

Fonte: Governo Provincial de Malanje
Governo 25-08-2025
MESCTI realiza a 3ª Conferência de Imprensa sobre a 2ª Edição do Prémio Nacional de Ciência e Inovação

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação realizou, na manhã desta sexta-feira, 22 de Agosto, em Luanda, na Sala Principal de Reuniões deste Departamento Ministerial, a 3.ª Conferência de Imprensa sobre as candidaturas elegíveis, avaliação científica em curso e as perspetivas estratégicas para a Gala de Premiação da 2.ª Edição do Prémio Nacional de Ciência e Inovação (PNCI) 2025, que se enquadra nas celebrações dos 50 anos de Independência de Angola.
A Conferência de Imprensa foi presidida pela Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, ladeada pelo Vice-Presidente do Júri do Prémio Nacional de Ciência e Inovação, Chivanga Barros, e pelo coordenador da Subcomissão Técnico-Científica, Carlos Tutti.
A Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, na sua explanação, contextualizou o Prémio Nacional de Ciência e Inovação, abordou a relevância da iniciativa como instrumento de reconhecimento, meritocracia e estímulo à cultura científica, fez o enquadramento estratégico da Gala de Premiação na agenda nacional de ciência, tecnologia e inovação e, por fim, abordou o compromisso do Governo com a sustentabilidade, transparência e internacionalização dos processos de incentivo às instituições de investigação e desenvolvimento.
Por sua vez, o Vice-Presidente do corpo de jurados, Chivanga Barros, disse que foram recebidas 306 candidaturas, após a primeira avaliação. Na 1.ª fase foram aprovadas 180 candidaturas para a fase final. Para o Prémio Nacional de Mulher Cientista, 7 candidaturas obedeceram aos requisitos; para o Prémio Nacional de Ciência, 38 candidaturas obedeceram aos requisitos; para o Prémio Nacional de Inovação, 24 candidaturas obedeceram aos requisitos; para o Prémio Nacional de Invenção, 13 candidaturas obedeceram aos requisitos; para o Prémio Nacional de Jovem Cientista, 40 candidaturas obedeceram aos requisitos; para o Prémio Nacional Jovem Inovador, 21 candidaturas obedeceram aos requisitos; para o Prémio Nacional Jovem Inventor, 10 candidaturas obedeceram aos requisitos; e para o Prémio Nacional de Carreira, 27 candidaturas obedeceram aos requisitos.

O Prémio Nacional de Ciência e Inovação é uma actividade inserida nos programas do sector do ensino superior, ciência, tecnologia e inovação, prevista na Política de Educação, Juventude, Emprego e Inovação do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023–2027.

O prémio tem como objectivos principais estimular e reconhecer as contribuições dos investigadores, inventores e inovadores que, com os seus esforços e dedicação, promovem o desenvolvimento sustentável de Angola; incentivar a criatividade na produção de trabalhos de investigação científica e inovação tecnológica para a procura de soluções para os problemas sociais, económicos e ambientais que afectam a sociedade angolana; e incentivar a participação de jovens e de mulheres nas actividades de investigação científica, invenção e inovação tecnológica, entre outros.

Esta 2.ª edição do Prémio Nacional de Ciência e Inovação tem um valor global de 90 milhões cento dez mil kwanza para premiar os três melhores classificados nas oito categorias previstas no regulamento: Prémio Nacional de Ciência, Prémio Nacional de Inovação, Prémio Nacional de Invenção, Prémio Nacional de Carreira, Prémio Nacional Mulher Cientista, Prémio Nacional Jovem Cientista, Prémio Nacional Jovem Inovador e Prémio Nacional Jovem Inventor.

Os vencedores desta 2.ª Edição serão conhecidos no dia 7 de Novembro de 2025.

Fonte: MESCTI
Governo 15-08-2025
Presidente da República inaugura o Instituto Politécnico da Universidade Lueji A’ NKonde

O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou, na manhã desta sexta-feira, 15 de Agosto, na cidade do Saurimo, província da Lunda Sul, o Instituto Politécnico da Universidade Lueji A’ NKonde - ULAN, vocacionada ao ensino, à investigação científica, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação nas áreas STEM (ciências, tecnologias, engenharias e matemáticas).

Actualmente, o instituto conta com 4.648 estudantes, distribuídos por 13 cursos de licenciatura, dos quais 6 pertencem à área STEM – Engenharia e Matemática – e 1 mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental. Com a criação de novos cursos orientados para o desenvolvimento local e o aumento de vagas, prevê-se que a população estudantil alcance 6.500 estudantes até 2030.

O moderno complexo hoje inaugurado foi financiado pela Endiama E.P., no âmbito da sua responsabilidade social, com um investimento de 47 milhões quatrocentos e oitenta e quatro mil oitocentos e setenta e nove dólares e setenta e nove cêntimos. Possui uma área de intervenção de aproximadamente 94.426 m² e uma capacidade total para atender mais de 5.418 estudantes em três turnos. Este é um marco determinante para o desenvolvimento académico, científico e tecnológico da província da Lunda Sul e da Região Leste de Angola. Dispõe de: 57 salas de aula modernas e totalmente equipadas; 2 salas de aulas magna, 1 sala de informática; 11 laboratórios para apoio aos diversos cursos; 6 gabinetes de trabalho; 1 posto de Primeiros Socorros; Auditório; cantina/refetório; biblioteca ampla e funcional; estacionamento e campo multiusos.

A inauguração do Instituto Politécnico da Universidade Lueji A’NKonde insere-se nas celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, constitui um centro de oportunidades e um motor impulsionador do desenvolvimento local e regional, alinhado igualmente ao Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027 no que se refere ao Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino Superior e ao Desenvolvimento da Investigação Científica e Tecnológica.

Fonte: MESCTI

mescti.gov.ao Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

Albano Vicente Lopes Ferreira



Entidades Tuteladas


Projectos Estruturantes


Canais de Atendimento


Parceiros