mescti.gov.ao
Ensino Superior
26 Outubro de 2024 | 13h10

MESCTI realiza Mesa Redonda sobre Transformação Digital e Inteligência Artificial

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) realizou na manhã desta sexta-feira, 25 de Outubro, no Auditório da Universidade Óscar Ribas, em Luanda, uma mesa redonda sobre a transformação digital e inteligência artificial no ensino superior.

Esta mesa redonda teve como objetivo identificar os fatores que interferem no processo de transformação digital no ensino superior em Angola, abordar os desafios da digitalização, reconhecer os perigos da utilização da inteligência artificial e identificar estratégias para estimular a digitalização e o uso da inteligência artificial nas instituições de ensino superior em Angola.

A abertura do evento foi feita pelo Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Adolfo Alves da Silva, em representação da titular deste Departamento Ministerial, Paula Regina Simões de Oliveira, acompanhado por Eurico Wongo Gungula, Magnífico Reitor da Universidade Óscar Ribas, e António Moisseis Pinto, em representação da Vice-Presidência da República.

Na sua intervenção de abertura, Eugénio Alves da Silva afirmou que "a prevalência da tecnologia, do electrónico e do digital tem implicações no processo de ensino e aprendizagem. É urgente mudar de paradigma, adoptando modalidades de ensino a distância e ensino mediatizado com o recurso às tecnologias de informação e comunicação. Por isso, estamos aqui para reflectir sobre esta nova realidade, cada vez mais influenciada pela inteligência artificial. Não podemos fechar os olhos a esta realidade nem fingir que não nos afecta; temos de assumir corajosamente os riscos de adoptar novas estratégias metodológicas e novos recursos digitais, o que exige uma mudança de mentalidade”.

O Secretário de Estado apelou a todos os docentes, estudantes, gestores e parceiros presentes que "adoptassem uma nova postura com seriedade e responsabilidade, tendo a consciência de que nós, que fazemos o futuro, temos o futuro nas nossas mãos. Não vamos desperdiçar a oportunidade de contribuir para o progresso e a inovação”.

Contou com a participação de cinco prelectores académicos, provenientes de diversas Instituições de Ensino Superior (IES): José Figueiredo, da Universidade de Luanda (UniLuanda); Yuran Ricardo, da Universidade Óscar Ribas (UÓR); Mateus Padoca Calado, da Universidade Agostinho Neto (UAN); e Evelyn Bettencourt, da Universidade Independente de Angola (UnIA). A mesa redonda foi moderada por António Alcochete, Director Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação deste Departamento Ministerial.

Participaram ainda gestores das IES, docentes, membros do Sindicato dos Professores do Ensino Superior, líderes associativos estudantis, estudantes e convidados. O evento decorreu em formato presencial e virtual (híbrido).

#TransformaçãoDigital #InteligênciaArtificial #EnsinoSuperior #Angola #Inovação #Tecnologia #MesaRedonda 

Luanda, 26 de Outubro de 2024.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais