A feira foi organizada pela Embaixada dos Estados Unidos de América em Luanda, que ofereceu uma visão detalhada sobre as oportunidades de estudo nos Estados Unidos da América, assim como programas de intercâmbio, de empresas americanas que operaram no nosso país.
A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paula Regina Simões de Oliveira, participou, hoje, 19 de Novembro, em Luanda, no Memorial Doutor António Agostinho Neto, na cerimónia de abertura da II Edição da Feira Anual dos Estados Unidos da América, sob o lema "Construindo Pontes para o Futuro: Potencializando Oportunidades”.
A feira foi organizada pela Embaixada dos Estados Unidos de América em Luanda, que ofereceu uma visão detalhada sobre as oportunidades de estudo nos Estados Unidos da América, assim como programas de intercâmbio, de empresas americanas que operaram no nosso país.
O discurso de boas-vindas foi proferido pelo Encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos de América em Angola e São Tomé e Príncipe, Embaixador James Story. O mesmo afirmou que a missão da Embaixada dos Estados Unidos em Angola e São Tomé e Príncipe é de "construir pontes que conduzam à prosperidade comum. Angola é um parceiro importante e estamos a investir no fortalecimento da relação entre os nossos países, respectivamente: construindo pontes para um futuro melhor.”
A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paula Regina Simões de Oliveira, foi convidada pela organização do evento para proferir o discurso de abertura desta II Edição da Feira Anual dos Estados Unidos da América.
Para a Ministra, esta feira oferece uma oportunidade única para os estudantes e respectivas famílias explorarem determinadas possibilidades de estudo e intercâmbio com algumas das mais prestigiadas instituições de ensino superior norte-americanas. Ao mesmo tempo, serve para facilitar o processo de candidaturas e a obtenção de vistos de estudante e não emigrantes, permitindo um percurso académico de excelência naquele país.
Segundo a Ministra, este evento "reforça os laços de cooperação entre os nossos países, criando um espaço onde o conhecimento, a cultura e as ideias de empreendedorismo se cruzam.” Realçou ainda que as empresas angolanas representadas nesta feira demonstram o "valor das startups e do talento jovem no desenvolvimento económico e social, inspirando-os a investir cada vez mais, inovar e empreender”.
Por outro lado, reconheceu o papel estratégico dos Estados Unidos da América no desenvolvimento do sector do ensino superior, ciência, tecnologia e inovação.
"A nossa determinação é continuar a estreitar os laços de cooperação, criando oportunidades para os jovens angolanos, promovendo a pesquisa científica e reforçando a capacitação dos nossos recursos humanos”, afirmou a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paula Regina, no final do seu discurso de abertura.
No decorrer desta feira foram realizados seminários, com os temas: Estudar nos Estados Unidos da América, Trabalhar com Negócios Americanos, Roteiro do Visto de Estudante, Programas de Intercâmbio da Embaixada, Afrimoney e Negócios com a Carteira Digital, Investimento da Chevron na Educação, Empregabilidade e Transformação Digital, e, por último, USAID (Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional). Esta feira coincide com a Semana Internacional da Educação e a Semana Global do Empreendedorismo.
Participaram na cerimónia de abertura desta feira o Encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola, James Story, a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paula Regina Simões de Oliveira, o Ministro da Indústria e Comércio, Rui Minguês de Oliveira, o Secretário de Estado para os Desportos, Paulo Alexandre Madeira Rodrigues da Silva, professores, estudantes, empresas, empreendedores e a sociedade civil.