A primeira pedra para a construção do Instituto Superior Politécnico de N’dalatando (ISPNd), foi lançada, na quinta-feira, 5 de Dezembro, na cidade de N’dalatando, província do Cuanza Norte, pelo Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira, no âmbito do Programa de Construção e Apetrechamento das Infraestruturas do Subsistema do Ensino Superior. O futuro Instituto Superior Politécnico de N' dalatando (ISPNd) prevê a construção de diversas unidades funcionais entre as quais, espaços para a administração, bibliotecas, edifício de ensino abrangente, auditórios, laboratório de ciências da saúde, cantina, parque de estacionamento, dormitórios para alunos e para professores, e terá uma capacidade de atendimento de cinco mil estudantes distribuídos em dois turnos.
A construção da obra estará a cargo da China Road and Bridge Corporation (CRBC), a um custo estimado em 43 bilhões 174 milhões, 302 mil 953,19 kwanzas e a duração prevista para a sua conclusão será de 30 meses.
Este projecto está inserido no Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, que visa fortalecer as bases do subsistema de ensino superior, dotando-o de estruturas modernas e alinhadas às do século XXI.
Na ocasião, o Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira, explicou que a cidade de N' dalatando foi escolhida para acolher este projecto, "devido à sua localização estratégica e ao seu potencial de crescimento, que contribuirá para o desenvolvimento do ensino superior na região e será um espaço destinado, não apenas à transmissão de conhecimento, mas também à promoção da investigação científica, à inovação tecnológica, ao crescimento económico, assim como à criação de soluções para os desafios locais, regionais e nacionais".
"O lançamento da primeira pedra do Instituto Superior Politécnico de N’dalatando (ISPNd), é um símbolo de confiança no futuro e no potencial da juventude angolana. Estamos a inovar no ensino, na inovação e na construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e preparada para os desafios globais, sublinhou o Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira.
Por outro lado, acrescentou, "este projecto reflecte o compromisso inequívoco do Executivo, em atender às necessidades do ensino superior, promovendo a melhoria da qualidade do ensino, a investigação científica, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável".
No momento do lançamento da primeira pedra, o anfitrião, o Governador da província do Cuanza Norte, João Gaspar Diogo, manifestou a sua satisfação ao considerar o acto uma grande conquista para a província, " o que representa mais do que um projecto da engenharia e arquitectura, é uma nova era no nível do sector do ensino superior no Cuanza Norte".
Por sua vez, em representação da comunidade estudantil local, Emília Zua, na sua intervenção, disse que a "nova infraestrutura que hoje começa a ganhar forma, e trás em nós uma reflexão do compromisso inabalável com a promoção da educação de qualidade e o desenvolvimento humano. Este espaço, que futuramente abrigará salas de aulas modernas, laboratórios bem equipados e áreas administrativas funcionais, trará benefícios compulsivos para todos nós, a citar, estudantes, professores e a comunidade em geral".
Após o lançamento da primeira pedra do Instituto Superior Politécnico de N' dalatando, o Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira, visitou duas outras unidades de ensino superior, nomeadamente, a Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte (ESPKN) e as actuais instalações do Instituto Superior Politécnico de N' dalatando (ISPNd), onde reuniu com a direcção destas instituições, docentes e estudantes.
Testemunharam o lançamento da primeira pedra do Instituto Superior Politécnico de N’dalatando, o Governador da província do Cuanza Norte, João Gaspar, o Vice-Governador para Serviços Técnicos e Infraestruturas, Michel Raimundo Luzolo, a Vice-Governadora para o Sector Político, Social e Económico, Luzia da Silva Bartolomeu José, técnicos seniores do MESCTI, Presidente do ISPNd, João Francisco de Sousa, Director Geral da ESPKN, António Santana, os Vices Presidentes para Assuntos Académicos e Vida Estudantil e para Assuntos Científicos e Pós-Graduação, funcionários do Governo da Província, entidades eclesiásticas, tradicionais, académicos, estudantil e sociedade civil.