mescti.gov.ao
Ministério
08 Novembro de 2024 | 16h11

Centro de Ciência de Luanda celebra 49 anos de Independência Nacional com Seminário “Ciência como Promotora do Desenvolvimento Nacional”

O seminário dividiu-se em dois painéis temáticos: o primeiro aborda o contributo da ciência no desenvolvimento de Angola, com intervenções da historiadora Rosa Cruz e Silva e do académico João Sebastião Teta. No segundo painel foram apresentados projectos inovadores em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, incluindo uma apresentação das empresas Olhar Digital e Arotec, além da exibição do filme “A Alma de África”.

Para comemorar os 49 anos de Independência Nacional, o Centro de Ciência de Luanda (CCL) realizou hoje, 8 de Novembro, um seminário no seu Auditório principal, com o tema "Ciência como Promotora do Desenvolvimento Nacional."
Na abertura, a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paula Regina Simões de Oliveira, destacou o papel central da ciência no desenvolvimento das sociedades e realçou o compromisso do Executivo angolano com a promoção do ensino superior e da inovação científica para enfrentar os desafios do país. Mencionou ainda a importância do "Regime Jurídico do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação” em fortalecer a autonomia das Instituições de Ensino Superior (IES) e fomentar uma cultura científica em Angola.
O seminário dividiu-se em dois painéis temáticos: o primeiro aborda o contributo da ciência no desenvolvimento de Angola, com intervenções da historiadora Rosa Cruz e Silva e do académico João Sebastião Teta. No segundo painel foram apresentados projectos inovadores em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, incluindo uma apresentação das empresas Olhar Digital e Arotec, além da exibição do filme "A Alma de África”.
O CCL, criado pelo Decreto Presidencial n.º 284/21, de 1 de Dezembro, é uma instituição com autonomia jurídica e financeira, dedicada à divulgação da ciência no país.
Estiveram presentes no evento o Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva, quadros seniores do MESCTI, representantes do Ministério da Educação, docentes e outros convidados.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais