mescti.gov.ao
Ministério
13 Junho de 2024 | 15h06

1ª Conferência sobre Ciência Aberta da CPLP e Lançamento do Repositório Angolano de Acesso Aberto (RAnAA)

A Ciência Aberta vai além da disponibilização em acesso aberto de dados e publicações; representa a abertura do processo científico como um todo, reforçando o conceito de responsabilidade social científica.


O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), em conjunto com o Programa de Apoio ao Ensino Superior (UNI.AO), realizou ontem, dia 12 de Junho de 2024, no Anfiteatro da Universidade Óscar Ribas, em Luanda, o lançamento do Repositório Angolano de Acesso Aberto (RAnAA) durante a 1ª Conferência sobre a Ciência Aberta da CPLP.
A 1ª Conferência sobre Ciência Aberta da CPLP introduz uma nova abordagem ao processo científico, baseada no trabalho colaborativo, na partilha e difusão do conhecimento através do uso de tecnologias digitais. A Ciência Aberta vai além da disponibilização em acesso aberto de dados e publicações; representa a abertura do processo científico como um todo, reforçando o conceito de responsabilidade social científica.
Este evento foi presidido pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, acompanhada pelo Ministro das Relações Exteriores, Tete António, pelo Secretário Executivo da CPLP, João Ima Panzo, e pelo Ministro Conselheiro da União Europeia em Angola, Henrique Strampelli.
Na sua intervenção de abertura, a Ministra Maria do Rosário Bragança definiu a Ciência Aberta como "um conceito inclusivo que combina vários movimentos e práticas com o objetivo de disponibilizar abertamente conhecimento científico multilíngue, torná-lo acessível e reutilizável para todos, aumentar as colaborações científicas e a partilha de informações para o benefício da ciência e da sociedade, e abrir os processos de criação, avaliação e comunicação do conhecimento científico a atores da sociedade, além da comunidade científica”.
Para a Ministra, "a Ciência Aberta abrange todas as disciplinas científicas e todos os aspetos das práticas académicas, incluindo ciências básicas e aplicadas, ciências naturais, sociais e humanas, e baseia-se nos seguintes pilares-chave: conhecimento científico aberto, infraestrutura científica aberta, comunicação científica, envolvimento aberto dos atores sociais e diálogo aberto com outros sistemas de conhecimento”.
Segundo a Ministra, "o projeto do Repositório Científico da CPLP/Portal de Acesso Aberto da CPLP e o Repositório Angolano de Acesso Aberto (RAnAA) prevê a capacitação e a realização de eventos sobre a operacionalização do Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no Domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP, do Plano de Desenvolvimento Sectorial 2023-2027, e visa promover a ciência aberta”.
O Repositório Angolano de Acesso Aberto (RAnAA), lançado nesta 1ª conferência, é uma plataforma moderna e flexível que tem como objectivo armazenar, preservar, garantir o livre acesso e disseminar amplamente a produção científica e académica do país. Visa facilitar o acesso à informação científica para docentes, investigadores e estudantes, aumentar a visibilidade da investigação angolana e promover a difusão e gestão da informação sobre a produção científica nacional. Nesta primeira fase, será coordenado pelo MESCTI e permitirá a integração regional e comunitária da CPLP.
A criação do RAnAA contou com uma parceria institucional envolvendo o MESCTI, a UNESCO, a Redalyc-Amelica, a Universidade Óscar Ribas, a União Europeia, o Programa UNI.AO e a Expertise France.
No âmbito da realização da 1ª Conferência, decorre de 13 a 14 de Junho o Workshop sobre Gestão de Repositórios.
Participaram igualmente nesta cerimónia de abertura o Secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias, o Coordenador Adjunto da Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros, Bangula Katumua, quadros seniores do MESCTI, Gestores das Instituições de Ensino Superior, aca


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais