No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), em co-organização com a Embaixada de França em Angola e a Universidade Mandume ya Ndemufayo (UMN), promove, no Hotel Serra da Chela, na cidade do Lubango, província da Huíla, de 5 a 11 de Fevereiro, um Workshop sobre Design de Embalagens para a Valorização de Produtos Locais.
A iniciativa visa aproximar estudantes do ensino secundário e estudantes universitárias, promovendo a aprendizagem colaborativa e a aplicação prática de conhecimentos nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e inovação, com enfoque no design de embalagens como factor determinante para a valorização, escolha e comercialização de produtos locais.
O workshop conta com a participação presencial de 16 meninas e mulheres estudantes do ensino secundário e do ensino superior, provenientes das áreas das ciências, tecnologia, engenharia, matemática, artes e outras áreas afins. As participantes encontram-se divididas em grupos mistos, compostos por quatro elementos, sendo duas estudantes do ensino secundário e duas estudantes universitárias. Cada grupo desenvolverá uma embalagem física para um produto local.
Os grupos trabalham com diferentes produtos locais, nomeadamente produtos agrícolas ou agro-alimentares, produtos transformados localmente, bem como produtos artesanais ou naturais.
As embalagens produzidas deverão ter em consideração critérios como a funcionalidade e protecção do produto, a estética e identidade visual, a sustentabilidade ambiental e a adequação ao mercado local.
Os trabalhos serão avaliados com base nos seguintes critérios: adequação da embalagem ao produto, criatividade e qualidade do design, funcionalidade e sustentabilidade, potencial de valorização comercial, bem como o trabalho em equipa e a colaboração entre diferentes níveis de ensino.
O acompanhamento técnico e a mentoria estão a ser assegurados pelos professores Jean Pierre Caliste e Thomas Boutin, da Universidade de Tecnologia de Compiègne (UTC), França, por colaboradores do Yeto Lab da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (FEUAN), Edson António e Joaquim Napoia e por técnicos da Direcção Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do MESCTI.
A apresentação pública das embalagens produzidas, bem como a divulgação dos resultados e dos vencedores, terá lugar no dia 11 de Fevereiro, durante a cerimónia oficial do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.