O evento teve como objectivo principal informar organizações e indivíduos sobre as oportunidades oferecidas pelo Programa Erasmus+, destacando as possibilidades de mobilidade para aprendizagem e capacitação no ensino superior, bem como no ensino e formação profissional.
Durante a Sessão Informativa, foram abordados temas essenciais, incluindo o Reforço de Capacidades no Ensino Superior, Mobilidade Internacional de Créditos e Reforço de Capacidades no Ensino e Formação Profissional. Além disso, foram apresentados projectos inspiradores, como o Clinicalsim (Aprendizagem baseada na prática de simulação clínica de Enfermagem), AngoSAP (Desenvolvimento de Serviço de atendimento psicológico e psicopedagógico nas Universidades Angolanas).
A Embaixadora da União Europeia em Angola, Rosário Bento Pais, ressaltou que, desde 2016, 138 angolanos, entre estudantes, docentes e pessoal administrativo, realizaram mobilidades Erasmus+ na Europa, enquanto 92 estudantes, docentes e pessoal administrativo chegaram a Angola de países europeus para intercâmbios Erasmus+.
Desde 2022, Angola conta com um Ponto Focal no Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, encarregado de divulgar o Programa Erasmus+ nas comunidades acadêmicas e na sociedade em geral.
O Erasmus+ é mais do que um programa; é uma oportunidade que une estudantes, professores e instituições de ensino superior ao redor do mundo.
Participaram activamente desta Sessão Informativa a Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, em representação da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, a Embaixadora da União Europeia em Angola, Rosário Bento Pais, quadros seniores do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Magníficos Reitores, Decanos, representantes da Delegação da União Europeia em Angola e representantes das Instituições de Ensino Superior.