A Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT) realizou, na tarde desta terça-feira, 8 de abril, em Luanda, no Auditório do Ministério das Finanças, a Sessão de Divulgação do Financiamento pela FUNDECIT dos Projetos Aprovados nos três Editais. Esta sessão de divulgação visou anunciar à comunidade científica e académica nacional, às instituições de ensino superior e às instituições de investigação científica e desenvolvimento, bem como à sociedade em geral, o início dos desembolsos aos projetos aprovados e apreciar o depoimento simbólico do primeiro financiado e de outros beneficiados.
O discurso de abertura desta Sessão de Divulgação do Financiamento foi proferido pelo Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva, em representação do Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira. “Estamos a inaugurar um novo ciclo de financiamento caracterizado por um compromisso político mais efetivo, através do financiamento público pela FUNDECIT, vocacionado para as reais necessidades das populações e para os grandes desafios do nosso tempo, começando pelo crescimento e diversificação da economia”, disse o Secretário de Estado Eugénio Alves da Silva.
Segundo o Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva, “o Governo tem trabalhado incansavelmente para criar as condições jurídicas, financeiras e institucionais que permitem aumentar o financiamento a projetos científicos de qualidade e relevância, realizados e submetidos pelas nossas Instituições de Ensino Superior e de Investigação e Desenvolvimento, muitas vezes no quadro do intercâmbio e cooperação internacional, porque a Ciência, a Tecnologia e a Inovação acontecem num mundo cada vez mais globalizado”.
Reafirmou o compromisso do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação com esta grande causa nacional consagrada em todos os planos de desenvolvimento. “A FUNDECIT deverá concluir rapidamente o financiamento dos restantes projetos, cada um deles através da sua subconta dedicada, para que os investigadores e as instituições possam implementar, sem delongas e com o maior rigor, esses projetos que as populações, a sociedade e o mercado aguardam com expectativa”.
A FUNDECIT é um órgão supervisionado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), aprovado à luz do Decreto Presidencial nº 178/21, de 16 de julho. Tem como missão implementar as políticas de ciência, tecnologia e inovação e gerir os meios financeiros do Orçamento Geral do Estado, destinados à investigação científica e desenvolvimento (I&D), incluindo os que resultarem da mobilização ou captação de recursos extra OGE, para o financiamento, de forma mais efetiva, das atividades de investigação científica e desenvolvimento. Tem igualmente como missão proceder à avaliação e acreditação das instituições que se dedicam à investigação científica e desenvolvimento tecnológico no país, filiadas no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).
Participaram nesta Sessão de Divulgação o Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva, em representação do Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira, a Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice Ceita e Almeida, o Director Geral da FUNDECIT Mário Friesta, o Vice-Presidente da 6ª Comissão da Assembleia da República, Nuno Dala, os investigadores principais dos 6 projetos, os gestores de instituições financiadas em Luanda e convidados.