• Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação participou na V Convenção Internacional sobre Cuba-Saúde 2025


    A Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, em representação do Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira, participou na V Convenção Internacional sobre “Cuba-Saúde 2025”, realizado em Havana, República de Cuba, que decorreu sob o lema “Saúde Universal e Equidade na Saúde”, a convite do Ministro da Saúde Pública de Cuba, José Portal Miranda.

    Para além da participação no programa da V Convenção Internacional sobre “Cuba-Saúde 2025”, que contou com relevantes apresentações agrupadas em vários eventos, a Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, e sua delegação visitaram o Centro de Imunologia Molecular (CIM), a XVI Feira Comercial "Saúde para Todos", um Policlínico de Saúde (26 de Julio) e o Centro Internacional de Saúde “La Pradera”. Adicionalmente, a Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e a sua delegação tiveram um encontro com o Presidente Executivo, Carlos S. M. Rodriguez e o Vice-Presidente Executivo, Mário Cesar Acosta da ANTEX, e foram recebidos por Vice-Ministra da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba, Adianez Taboada Zamora, na presença da Directora Nacional de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba, Andrea Armas Rodriguez.

    A participação da Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita, teve o seu ponto mais alto com a sua intervenção no dia 25 de Abril, no painel sobre Formação, Investigação e Inovação na área da saúde, na qual destacou "O papel do Ministério Ensino Superior, Ciência, Tecnologia de Angola (MESCTI) na Investigação, Inovação e Formação de Recursos Humanos, na área da Saúde", através da interligação entre a Formação de Profissionais de Saúde de Alta Qualidade, o Fomento da Investigação Científica na Área da Saúde, a Inovação na Saúde em Angola, o Desenvolvimento de Políticas de Saúde com base na Ciência e o Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior na área da saúde.
    A Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita, deu especial destaque à cooperação com Cuba, cujos resultados são inquestionáveis, centenas de médicos e outros profissionais da área da saúde angolanos foram formados neste país irmão e centenas de médicos cubanos prestaram assistência médica à população angolana, em especial em zonas remotas, fortemente afectadas pela guerra que assolou o país durante muitos anos.

    A Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita relembrou que a esses resultados se associam outros, de formação de centenas de profissionais em outras áreas do conhecimento.

    O Director Nacional para Ciência, Tecnologia e Inovação, Amílcar da Silva, interveio no dia 24 de Abril, num painel, no qual apresentou uma comunicação sobre a “Prevalência da Hipertensão Arterial e seus determinantes nas crianças pré-púberes”.

    A participação da Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e do Director Nacional para Ciência, Tecnologia e Inovação, Amílcar da Silva, foi também uma oportunidade de contacto com médicos angolanos em formação na área de Medicina Comunitária e saúde da Família e com convidados de outros países, em especial os da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o que contribuiu para estreitar relações de amizade e colaboração.

    Também aqui destacar os encontros de cortesia com o Ministro da Saúde Pública de Cuba, José Portal Miranda, com o Embaixador Plenipotenciário do Governo de Angola na República de Cuba, Carlos Cruz de Lemos Sardinha, e com a Vice Ministra das Relações Exteriores de Cuba, Anayansi Camejo.