O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou, na manhã desta sexta-feira, 15 de Agosto, na cidade do Saurimo, província da Lunda Sul, o Instituto Politécnico da Universidade Lueji A’ NKonde - ULAN, vocacionada ao ensino, à investigação científica, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação nas áreas STEM (ciências, tecnologias, engenharias e matemáticas).
Actualmente, o instituto conta com 4.648 estudantes, distribuídos por 13 cursos de licenciatura, dos quais 6 pertencem à área STEM – Engenharia e Matemática – e 1 mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental. Com a criação de novos cursos orientados para o desenvolvimento local e o aumento de vagas, prevê-se que a população estudantil alcance 6.500 estudantes até 2030.
O moderno complexo hoje inaugurado foi financiado pela Endiama E.P., no âmbito da sua responsabilidade social, com um investimento de 47 milhões quatrocentos e oitenta e quatro mil oitocentos e setenta e nove dólares e setenta e nove cêntimos. Possui uma área de intervenção de aproximadamente 94.426 m² e uma capacidade total para atender mais de 5.418 estudantes em três turnos. Este é um marco determinante para o desenvolvimento académico, científico e tecnológico da província da Lunda Sul e da Região Leste de Angola. Dispõe de: 57 salas de aula modernas e totalmente equipadas; 2 salas de aulas magna, 1 sala de informática; 11 laboratórios para apoio aos diversos cursos; 6 gabinetes de trabalho; 1 posto de Primeiros Socorros; Auditório; cantina/refetório; biblioteca ampla e funcional; estacionamento e campo multiusos.
A inauguração do Instituto Politécnico da Universidade Lueji A’NKonde insere-se nas celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, constitui um centro de oportunidades e um motor impulsionador do desenvolvimento local e regional, alinhado igualmente ao Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027 no que se refere ao Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino Superior e ao Desenvolvimento da Investigação Científica e Tecnológica.