O Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira, encerrou ontem, dia 09 de Outubro, a Conferência Científica Final do SASSCAL 2.0, realizada de 7 a 9 de Outubro, na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), sob o lema “Da Investigação à Acção: Melhorar a Sustentabilidade através de Soluções de Impacto das Alterações Climáticas na Região da África Austral”.
Na sua intervenção, o Ministro destacou que os resultados dos projectos do SASSCAL 2.0, desenvolvidos por investigadores de Angola, Botswana, Namíbia, África do Sul e Zâmbia, evidenciam soluções práticas e inovadoras para os desafios climáticos da região. Sublinhou ainda que estes resultados “desafiam os países da África Austral a transformar a investigação em políticas públicas que melhorem a qualidade de vida das populações e reforcem os compromissos com as Agendas 2030 da ONU e da União Africana”.
O Ministro Albano Ferreira referiu que “o encerramento do evento não representa o fim do trabalho, mas o testemunho do poder da colaboração Sul-Sul e da parceria vital com a Alemanha”. Acrescentou que os mais de 100 estudantes apoiados pelo SASSCAL 2.0 são “a prova do compromisso contínuo com a formação de uma nova geração de líderes científicos e decisores políticos”.
Durante os três dias de conferência, foram apresentados resultados de investigações sobre os principais pilares do SASSCAL: Segurança Alimentar, Segurança Hídrica, Conservação da Biodiversidade, Florestas Sustentáveis e Dados Climáticos.
A cerimónia de encerramento contou com a presença da Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, representantes do Ministério de Investigação Científica, Tecnologia e Espaço da República Federal da Alemanha, membros do Conselho de Administração e da Direcção Executiva do SASSCAL, reitores de Instituições de Ensino Superior da região, directores nacionais do MESCTI, docentes, investigadores e estudantes.