O Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira, chegou no final da tarde do dia 20 de Maio à província de Malanje, onde irá trabalhar até ao dia 22 de Maio com a Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM).
Esta visita à URNM enquadra-se no âmbito das visitas de constatação que estão a ser realizadas pelo Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira, às Instituições Públicas de Ensino Superior, com o objectivo geral de “constatar as condições de funcionamento das Instituições de Ensino Superior (IES) em Malanje. De modo particular, faremos uma visita exaustiva à URNM e a todas as suas unidades orgânicas. Também teremos um encontro com os gestores das IES privadas. Isto vai-nos permitir ter uma ideia real dos problemas que aqui existem, dos desafios que temos de enfrentar e, em colaboração com o Governo Provincial, encontrar formas de os mitigar”, afirmou o Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira, à imprensa.
No primeiro dia de trabalho, o Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira, foi recebido em cortesia no Palácio Provincial pelo Governador da Província de Malanje, Marcos Alexandre Nhunga, onde abordaram questões relacionadas com o ensino superior na província de Malanje.
No segundo dia de trabalho, a delegação do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, chefiada pelo seu Ministro Albano Ferreira, acompanhado pelo Vice-Governador para o Sector Económico, Político e Social, Franco Mufinda, está a realizar uma visita guiada pelo Magnífico Reitor da Universidade Rainha Njinga a Mbande, Eduardo Ekundi Valentim. Visitam a Reitoria da URNM em seguida visitarão a Faculdade de Medicina, o Polo 1 do Instituto Politécnico e o Polo 2 do Instituto Politécnico, unidades orgânicas da Universidade.
Após a visita às instalações da URNM, o Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira, manterá um encontro alargado com os docentes, administrativos e líderes Associativos. E na ocasião, o Ministro Albano Ferreira irá reunir-se com os gestores e promotores das Instituições de Ensino Superior Privadas da província.
No último dia de trabalho, amanhã, 22 de Maio, também numa visita guiada, o Ministro irá realizar uma visita ao Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar da URNM.
Após a visita ao Instituto Agro-Alimentar, o Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira, irá testemunhar a assinatura de um Acordo entre a Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM) e a Academia de Ciências Sociais e Tecnologias (ACITE).
A delegação, chefiada pelo Ministro Albano Ferreira, está composta pela Diretora do seu Gabinete, Antónia Djamila de Lima; pelo Diretor de Recursos Humanos, Luís Chambi; pela Diretora do Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação Institucional, Ducialina Bravo da Rosa Olim, e por técnicos.