O Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira, em continuidade às visitas de avaliação na Universidade Agostinho Neto, realizou nesta quarta-feira, 23 de Julho, uma visita de constatação à Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (UAN), no âmbito das avaliações às unidades orgânicas da UAN.
Esta visita tem como objectivo principal auscultar a comunidade académica e acompanhar de forma directa o funcionamento desta unidade orgânica, numa acção que visa reforçar a articulação entre o Ministério e as Instituições de Ensino Superior Públicas.
Após a visita, o Ministro auscultou o corpo docente, discente e os técnicos administrativos da instituição, que abordaram várias questões, entre as quais o concurso público de acesso, o concurso público de ingresso interno, o concurso público na carreira de investigador e o concurso público de investigador científico. Igualmente, discutiram sobre a avaliação externa dos cursos de ensino superior e da qualidade da formação, levada a cabo pela instituição.
Na ocasião, o Ministro Albano Ferreira garantiu que, no próximo ano académico 2025/2026, não haverá aumento de propinas nas instituições públicas de ensino superior.
Acompanharam o Ministro nesta visita o Secretário-Geral, Adriano Mangovo; o Director do GEPE, Bau Nzuzi; o Director Nacional do Ensino Superior, José Luís Alexandre; o Director do Gabinete de Recursos Humanos, Luís Chambi; o Director do Gabinete de Inspeção, Nguilima Wina; o Director do Gabinete Jurídico e Intercâmbio, Samo Ginga; a Directora do Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação Institucional, Ducialina Olim; o Consultor do seu Gabinete, Milton Chivela; o Chefe de Departamento para Ciência e Investigação Científica, Lopes Tony Malanje, e um técnico do seu Gabinete.