O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (Inovação) participou no Fórum sobre Cooperação e Desenvolvimento da Inovação China-África 2025, realizado de 19 a 21 de Novembro, na cidade de Wuhan, República Popular da China. O evento teve por objectivo reforçar o desenvolvimento da cooperação entre a China e África, privilegiando uma abordagem assente na inovação científica e tecnológica.
A delegação do MESCTI foi chefiada pela Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, e integrou o Director Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Amílcar Silva, a Directora do Gabinete da Secretária de Estado, Maria Neto, e o Consultor para Tecnologia e Inovação, Júdice Cumbunga.
No decurso da sua missão, a Secretária de Estado manteve um encontro de trabalho com a Vice-Governadora da província de Hubei, participou na cerimónia de premiação da 4ª Competição China-África sobre Inovação e Empreendedorismo para jovens e presenciou a assinatura de vários projectos de cooperação em Ciência e Tecnologia entre instituições académicas e científicas da China e do continente africano.
O programa do Fórum incluiu mesas-redondaa e sessões técnicas destinadas à apresentação de avanços científicos e tecnológicos nas áreas da segurança alimentar, gestão da água, protecção ambiental, redução da pobreza e novas indústrias da Energia. Foram igualmente apresentados projectos e relatórios temáticos com enfoque na cooperação científica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável e na promoção da cooperação educacional.
A delegação visitou ainda o Centro de Computação de Inteligência Artificial de Wuhan, uma infra-estrutura estratégica para o desenvolvimento económico da província de Hubei. O Centro, localizado na Zona de Desenvolvimento de Alta Tecnologia de Wuhan, fornece serviços avançados de Computação em Inteligência Artificial e acolhe igualmente o Centro de Supercomputação de Wuhan, considerado o primeiro polo de serviços em nuvem e poder computacional da China. Esta unidade presta apoio à investigação e desenvolvimento de universidades, centros científicos e empresas chinesas, bem como de uma entidade australiana, colaborando em áreas como agricultura inteligente, transporte inteligente, manufactura inteligente e cidades inteligentes.
Durante a visita, foram apresentados os mecanismos de monitorização dos principais serviços do Centro e as pontecialidades do Data Center, actualmente com uma capacidade de 400 petaflops, com projecto de expansão para 1 200 petaflops. A direcção do Centro manifestou disponibilidade para cooperar com MESCTI, designadamente no apoio à criação de centros tecnológicos destinados à formação de docentes e estudantes na área da Inteligência Artificial.
O Fórum contou também com a presença de uma delegação do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), chefiada pelo titular, Mário Augusto de Oliveira.