• Mescti E A Ceast Realizam Encontro De Trabalho


    O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) e a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) realizaram, ontem, 14 de Maio de 2024, em Luanda, no Edifício Michael Kennedy da Universidade Católica de Angola (UCAN), um Encontro de Trabalho.

    Este encontro teve como objetivos partilhar informações sobre o estado de desenvolvimento e funcionamento das Instituições de Ensino Superior (IES) promovidas pela Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), estabelecer mecanismos de acompanhamento a estas instituições visando a melhoria da qualidade do serviço prestado, compreender os desafios futuros e os constrangimentos que a CEAST enfrenta para a sua implementação, identificar vias ou soluções para ultrapassar e fazer uma reflexão sobre o Acordo-Quadro entre o Estado Angolano e a Santa Sé no domínio do ensino superior.

    Segundo a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, "a sessão de trabalho foi muito proveitosa nos dois sentidos. Nós, também como Governo, temos da parte da CEAST alguns aspectos que nos foram reportados e assim vamos continuar a trabalhar para que este diálogo tenha como fim último a melhoria do funcionamento das instituições e, consequentemente, a qualidade de ensino, investigação científica e extensão universitária, isto é, a melhoria da prestação de serviço de ensino e investigação às nossas populações”.

    A oferta formativa das instituições de ensino superior promovidas pela Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) alinha-se com o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN). "A recomendação que deixamos é haver um esforço para privilegiar as áreas que têm défice de cursos, nomeadamente, áreas das ciências naturais, ciências agrárias e veterinárias, mesmo nas áreas das artes e humanidades e nas áreas de engenharias que aparentemente dá ideia de haver números já aceitáveis de cursos, isso é muito à custa de excedente de curso de engenharia de informática”, disse a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário, à imprensa.

    Para o Dom Manuel Imbamba, Arcebispo de Saurimo e Presidente da CEAST, "foi um encontro de muito trabalho. Como sabem, a Igreja Católica está a gerir Instituições de Ensino Superior com uma oferta curricular que se opõe, e o Órgão de Tutela caminha connosco, obviamente veio perto para saber as nossas dificuldades, quais são os valores que nós oferecemos para a nossa sociedade e o que devemos fazer para nos conformar à legislação vigente no nosso país e às forças que devemos fazer emanar para que a nossa resposta formativa tenha incidência positiva na sociedade que nós queremos construir", disse à imprensa.

    Participaram neste encontro de trabalho, pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, a Ministra Maria do Rosário Bragança, o Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva, a Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Almeida e Ceita, e quadros seniores deste Departamento Ministerial. A CEAST esteve representada pelo seu Presidente Dom Manuel Imbamba, pela Magnífica Reitora da UCAN, Maria da Assunção, a Vice-Reitora para a Área Académica, Maria Helena Miguel, membros da CEAST e da Universidade Católica de Angola.

    Luanda, 15 de Maio de 2024.