O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) divulgou, nesta quarta-feira, dia 12 de Fevereiro, na província do Namibe, os Resultados do Processo de Avaliação Externa e Acreditação do Ensino Superior, na sua 3ª fase.
De acordo com o Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira, que presidiu o acto de lançamento deste documento, ao fazer a retrospectiva do Processo de Avaliação Externa e Acreditação do Ensino Superior, referiu que na 1ª fase de avaliação externa, que decorreu em Outubro de 2023, 30 cursos de medicina e de outras ciências da saúde, foram acreditados condicionalmente sete (7) e não acreditados os 23 restantes.
Na 2ª fase, de 11 a 14 de Junho de 2024, foram avaliados mais 118 cursos da restante oferta formativa, na área da saúde, sendo três desses cursos avaliados tardiamente em Outubro do mesmo ano, devido à falta de condições técnicas objectivas que concorrem para a realização exitosa de um processo de avaliação externa.
Dos 118 cursos avaliados 62 foram acreditados condicionalmente, ao passo que 56 não foram acreditados.
Já na 3ª fase, que decorreu em Outubro de 2024, foram avaliados em cerca de um ano 287 cursos de graduação, sendo que 139, foram acreditados condicionalmente e 148 não foram acreditados um trabalho que considerou "extraordinariamente assinalável".
Para o Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira, " os resultados obtidos por esses cursos, em termos de qualidade, sobretudo nos indicadores obrigatórios, demostram um desempenho fraco ou negativo, e isso leva-nos a concluir que ainda temos um longo caminho a percorrer em matéria de garantia e de qualidade. A inversão desse quadro, dependerá da nossa capacidade de execução, dinâmica e criativa dos programas e projectos em carteira, muitos já com financiamento interno ou externo", sublinhou.
Ainda neste 3ª fase do Processo de Avaliação Externa e Acreditação do Ensino Superior, divulgado nesta quarta feira, envolveu 139 cursos de Ciências da Educação, ministrados em 37 instituições de ensino superior, sendo oito em Luanda e 29 noutras províncias do país, no período de 28 a 31 de Outubro de 2024.
Dos 139 cursos avaliados, apenas 70 foram acreditados condicionalmente, não tendo sido acreditados 69.
Os resultados foram apresentados pelo Director Geral do INAAREES, Jesus Tomé, que deu nota de que o Processo de Avaliação Externa de Ciências da Educação contou com a participação de altos especialistas nacionais e estrangeiros, do Brasil, Cabo Verde, Cuba, Moçambique, RDC, Zimbabwe, Portugal e S. Tomé e Príncipe.
A cerimónia de divulgação ocorreu na sala Magna da Universidade do Namibe (UNINBE) e foi testemunhado pelo Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva, a Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice Ceita e Almeida, a Vice-Governadora para a Área de Infraestruturas, Ema Silva, Directores Nacionais e equiparados do MESCTI, Reitores das Instituições de Ensino Superior, académicos e convidados.