A ex-Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação realizou nesta segunda-feira, 22 de Julho, nas instalações sede deste Departamento Ministerial, a entrega das pastas à nova Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paula Regina Simões de Oliveira, num acto simbólico.
No seu discurso, a nova Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paula Regina Simões de Oliveira, afirmou que "a acção do MESCTI terá como farol as linhas orientadoras definidas na estratégia de longo prazo Angola 2050”, destacando os principais eixos sobre a Educação e o Ensino, tais como: "aumentar as qualificações dos docentes universitários, aumentar a inclusão, a literacia digital e desenvolver o ensino digital neste subsistema, incentivar a criação de programas de referência para a qualidade e inovação no ensino”.
Reconheceu que tem uma tarefa difícil e que, para levar a bom porto os desafios acima mencionados, terá de congregar, conciliar e comunicar com os actores do subsistema do ensino superior, nomeadamente "a classe dos professores, investigadores e dos funcionários administrativos”. E ter uma "visão unificadora do subsistema, sem a separação entre o ensino público e o privado, pois ambos concorrem para a formação de Capital Humano, que constitui a peça fundamental e necessária para um desenvolvimento sustentável do nosso País”.
Aos membros do Conselho de Direcção do MESCTI e funcionários em geral, pediu uma boa colaboração, ressaltando a importância de todos estarem no mesmo alinhamento: "os bons jogadores fazem ganhar jogos, mas as equipas ganham campeonatos", frisou.
Nomeada pelo Decreto Presidencial nº 162/24, de 17 de Julho, e empossada no passado dia 18 de Julho de 2024, pelo Presidente da República, João Lourenço, Paula Regina Simões de Oliveira é doutorada em Ciências Farmacêuticas, com especialização em Toxicologia.
A cerimónia foi testemunhada pelo Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva, pela Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, Directores Nacionais e equiparados do MESCTI e pelos órgãos superintendidos pelo MESCTI.