O Workshop sobre Empreendedorismo, promovido pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT), encerrou com êxito, após dois dias de intensas actividades realizadas nos dias 29 e 30 de Outubro, no Auditório Horácio Chimuco da Universidade Independente de Angola (UnIA), em Luanda.
A iniciativa integrou-se nas comemorações do 50.º aniversário da Independência Nacional e teve como objectivo estimular o espírito empreendedor e fomentar a criação de novas oportunidades de emprego, através do desenvolvimento de iniciativas e da criação de novos negócios.
Evento destacou o papel das Instituições de Ensino Superior na promoção da inovação e da empregabilidade juvenil.
O Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva, em representação do Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira, proferiu o discurso de encerramento, sublinhando a importância do ensino e da formação académica na criação de uma cultura empreendedora entre os jovens.
“A formação, o ensino e a actividade académica podem e devem contribuir para gerar nos jovens que constituem a maioria da população estudantil uma atitude proactiva e empreendedora, que os leve a criar cenários, soluções, produtos e serviços nos quais se possam rever, controlar ou criar dividendos do ponto de vista da sua empregabilidade”, afirmou o Secretário de Estado.
Segundo o Secretário de Estado, o workshop representou um importante momento de partilha e aprendizagem sobre um domínio que tem vindo a ganhar preponderância, tanto na sociedade como na academia, embora ainda de forma incipiente. “A nossa responsabilidade, enquanto gestores das instituições, é a de despertar consciências e munir os nossos alunos com ferramentas que lhes permitam desenvencilhar-se, com a formação aqui recebida, em contextos difíceis do ponto de vista da empregabilidade”, acrescentou.
O evento reuniu mais de 110 participantes, incluindo formadores e especialistas angolanos e estrangeiros nas áreas do empreendedorismo e da empregabilidade, bem como representantes de empresas, incubadoras e instituições de ensino. Durante os dois dias, foram debatidas estratégias de fomento da inovação e do empreendedorismo nas IES, tendo em conta as boas práticas nacionais e internacionais, os desafios e as oportunidades do contexto angolano, em consonância com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Os participantes tiveram a oportunidade de:
• apropriar-se de metodologias para a implementação do empreendedorismo;
• tomar contacto com estratégias de inovação e de empreendedorismo participativo, inclusivo e baseado em evidências;
• reafirmar o papel das IES na produção e difusão do conhecimento, da tecnologia e da inovação;
• identificar necessidades, lacunas e potencialidades das IES no desenvolvimento do empreendedorismo;
• e elaborar uma proposta de plano de acção para a implementação de estratégias de fomento da inovação e do empreendedorismo no ensino superior.
O workshop decorreu também em formato híbrido, com transmissão em directo através da plataforma Zoom.
Participaram no evento gestores e docentes das Instituições de Ensino Superior, representantes das associações de estudantes, técnicos seniores do MESCTI e diversos actores-chave do Sistema Nacional de Inovação e Empreendedorismo.