• Encerramento da Reunião Científica Internacional


    Terminou no dia 9 de Julho, no Centro de Ciências de Luanda, a Reunião Científica Internacional sobre “Construindo Pontes Científicas: Inovação com Propósito Local e Colaboração para o Futuro da Medicina em Angola”, sob o lema “Investimento Local, Investigação Regional & Impacto Nacional (ILIRIN)”.

    Durante dois dias, foram debatidos temas como parcerias sólidas, partilha de conhecimento, infra-estruturas de investigação, prioridades genómicas, formação e educação. Destaque para comunicações sobre cancro do colo do útero e da próstata, detecção precoce e resistência a terapias oncológicas.

    No encerramento, a Ministra da Saúde, Silvia Paula Valentim Lutucuta, salientou que a saúde pública do século XXI exige soluções inovadoras baseadas no rigor científico. Enfatizou a importância da juventude (mais de 60% da população abaixo dos 25 anos) e a aposta na formação em áreas como a investigação genómica e biotecnologia.

    A Ministra referiu ainda o investimento em programas de especialização para 38 mil profissionais e a transferência de tecnologia para produção farmacêutica nacional, com impacto no emprego e desenvolvimento.

    Foi anunciada a campanha nacional de vacinação contra o cancro do colo do útero, em parceria com o Ministério da Educação e administrações locais. Segundo a OMS, este cancro atinge mais mulheres em África e é a segunda doença maligna mais diagnosticada em Angola.
    Quanto ao cancro da próstata, o mais comum entre homens em vários países, Angola lançou campanhas de rastreio e cirurgia robótica para melhorar o tratamento.

    Para Silvia Lutucuta, construir pontes científicas e colaborar para o futuro da Medicina é um compromisso com o bem-estar, inclusão e justiça social.

    No encerramento estiveram presentes o Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira, decisores políticos, académicos e investigadores.