Uma delegação do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), chefiada pelo Ministro Albano Vicente Lopes Ferreira, participa de 16 a 19 de Setembro, em Beijing, República Popular da China, na 42.ª Conferência Mundial da Associação Internacional de Parques de Ciência (IASP). O encontro decorre sob o lema “Elevando a excelência: espaços de inovação impulsionando o desenvolvimento de alta qualidade”.
À chegada, a 15 de Setembro, a delegação foi recebida pela Embaixadora de Angola na China, Dalva Ringote Allen, que destacou o interesse de universidades chinesas em reforçar a cooperação com instituições angolanas, sobretudo nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
O Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda, coordenado pelo Projeto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) e cuja inauguração está prevista para Dezembro de 2025, é membro afiliado da IASP desde Fevereiro de 2023.
O programa da conferência inclui visitas a importantes infraestruturas de inovação em Beijing, como o Zhongguancun Dongsheng Science Park, o Zhongguancun Software Park (ZPARK) e o Zhongguancun No. 1 Global Hard Technology Innovation Center.
Integram a comitiva ministerial Antónia Lima, Directora do Gabinete do Ministro; Ricardo Queirós, Coordenador do PDCT; Sandra Afonso, Directora-Geral do CNIC; Pedro Magalhães, Reitor da Universidade Agostinho Neto; António Alcochete, Consultor do Ministro para CTI; Aristides Ngolo, Consultor do PDCT para os Assuntos Científicos; e Nataniel Santos, Consultor do PDCT para a Gestão Financeira.