• Angola Na 41ª Conferência Mundial Sobre Parques De Ciência E Áreas De Inovação


    A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Doutora Paula Regina Simões de Oliveira, chefia uma delegação da República de Angola que participa na 41ª Conferência Mundial sobre Parques de Ciência e Áreas de Inovação, sob o lema "Demografia, empreendedorismo e tecnologia definindo as fronteiras das economias futuras”, organizada pela Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), que decorre de 24 a 27 de Setembro, em Nairobi, República do Quénia.

    A delegação angolana compreende o Magnífico Reitor da Universidade Agostinho Neto, Prof. Pedro Magalhães, o Director Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. António de Alcochete, o Consultor da Ministra, Prof. Jone Heitor, o Coordenador do Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT), Prof. Ricardo Queirós, a Directora do Centro Nacional de Investigação Científica, Profª. Sandra Afonso e o Técnico do PDCT, Sr. Assis Veloso.

    A delegação foi recebida pela Ministra Conselheira e outros funcionários da Embaixada de Angola em Nairobi.

    A participação angolana ocorre no âmbito do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda – membro afiliado da IASP desde 2023 – em construção desde Fevereiro de 2023, sendo um dos principais objectivos do PDCT, um projecto co-financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). A participação tem como objectivo ganhar experiência e capacitar os integrantes sobre gestão de parques de ciência e áreas de inovação.

    A 41ª Conferência Mundial da IASP sobre Parques de Ciências e Áreas de Inovação (IASP 2024), compreende um seminário-pré-conferência sobre o fundamento da gestão dos parques de ciência e áreas de inovação, visitas técnicas, reunião do Conselho Directivo, Cerimónia de abertura, Plenárias sobre o papel dos parques de ciência e áreas de inovação na condução da economia futura; ecossistemas de empreendedorismo juvenil; a construção de "hubs” de inovação e transformação social; inovação em mercados emergentes; modelos transformativos no desenvolvimento sustentável; distribuição da manufactura global e criação de valor partilhado; o sector de tecnologia financeira (fintech) e modelos de financiamento emergentes; o papel da comunicação e a tomada de decisão baseada em evidência; trabalho futuro e desenvolvimento de talentos; transformação digital e educação em inovação; considerações éticas sobre inovação; tecnologias emergentes e inteligência artificial; promoção do empreendedorismo juvenil nos sectores das tecnologias e da criatividade; colmatar lacunas sócio-económicas com a inovação inclusiva; economia circular e sustentabilidade; tecnologia alimentar e alterações climáticas; "hubs” de inovação e parcerias;  parques de ciência e áreas de inovação pioneiros em cenários económicos futuros; inovação inclusiva para populações carentes; e sessão de conclusões da 41º Conferência.

    A delegação participará também na Assembleia Geral da IASP que se realizará no dia 26 de Setembro.

    Luanda, 25 de Setembro de 2024