• A Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação lança a primeira pedra para a construção do Instituto Superior Politécnico do Moxico


    A Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, em representação do Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira, procedeu, nesta terça-feira, 25 de Fevereiro, na cidade do Luena, Província do Moxico, o lançamento da primeira pedra para construção do Instituto Superior Politécnico do Moxico.

    A Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, foi recebida em audiência de cortesia, no Salão Nobre do Governo da Província, pela Vice-Governadora para o Sector Político, Social e Económico, Elizabeth Ayala, onde abordaram sobre a situação do ensino superior na Província.

    No acto do lançamento da primeira pedra a Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, na sua intervenção disse, "estamos, hoje a lançar a primeira pedra de um projecto que marcará a história do ensino superior no Moxico, reafirmou o compromisso do Executivo em continuar a investir no ensino superior, na investigação e na inovação, pois acreditamos que uma Angola próspera e sustentável só será possível com o ensino de qualidade".

    Para a Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, " esta infraestrutura será uma referência para o ensino superior na província e contribuirá significativamente para o reforço da oferta formativa e para a capacitação de quadros altamente qualificados, preparados para impulsionar o crescimento da economia local e nacional".

    "Este projecto reflecte o firme compromisso do Executivo em fortalecer o capital humano, diversificar a economia e dotar o país de infraestruturas académicas modernas e resilientes, alinhadas com eixos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027 e com a estratégia a longo prazo de Angola 2050", sublinhou a Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação.

    Segundo a Secretária de Estado, " a província do Moxico, no ano académico 2023-2024, contou com três Instituições de Ensino Superior uma pública e duas privadas, oferecendo um total de 24 cursos distintos com o número de 6 225 estudantes matriculados".

    Para a anfitriã, a Vice-Governadora para o Sector Político, Social e Económico, Elizabeth Ayala, em representação do Governador da Província, Ernesto Muangala, "este ano, comemora-se os 50 anos desde a Independência Nacional, e o lançamento da primeira pedra das novas instalações do Instituto Superior Politécnico simboliza, não apenas o início de uma importante infraestrutura física, mas sobretudo um marco histórico na transformação qualitativa do nosso Subsistema de Ensino Superior. Estamos a dar um passo sólido para reforçar o acesso à formação, capacitar os nossos quadros e, consequentemente, promover o desenvolvimento socioeconómico da província".

    O projecto do futuro Instituto Superior Politécnico do Moxico, com capacidade de mais de 5000 estudantes, distribuídos em quatro edifícios de ensino, dormitórios para 400 estudantes, 25 residências para albergar docentes, laboratórios, áreas culturais, recreativos e técnicos.
    Esta obra de construção do Instituto Superior Politécnico do Moxico está a cargo da empresa construtora H&S, China Huashi, Group e a empresa fiscalizadora Africonsult, Consultores de Engenharia e Arquitectura, com o prazo de execução de 30 meses, com valor contratual de Kz, 41. O44. 841. 572, 43 (Quarenta e um mil milhões, quarenta e quatro milhões, oitocentos e quarenta e um mil, quinhentos e setenta e dois Kwanzas e quarenta e três cêntimos). Ocupa uma área de implementação geral de119 218, 45 m² e uma área bruta de 28797,41 m².

    Actualmente o Instituto Superior Politécnico do Moxico, funciona com oito cursos e acolhe 2 322 estudantes, um terço da oferta provincial.

    Após o lançamento da primeira pedra, a Secretária de Estado, realizou visitas de constatação ao Instituto Superior Politécnico Privado Luena e ao Instituto Superior Politécnico Privado do Luena.

    Ontem, dia 24 de Fevereiro, a Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, visitou as instalações do actual Instituto Superior Politécnico do Moxico, onde auscultou o corpo directivo, o corpo docente e não docente.

    Testemunharam o lançamento da primeira pedra do Instituto Superior Politécnico do Moxico, a Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, a Vice-Governadora para o Sector Político, Social e Económico, Elizabeth Ayala, o Vice-Governador para a Área Técnica e Infraestrutura, Wilson Augusto, o Presidente do Instituto Superior Politécnico do Moxico, Manuel Bandeira, representantes eclesiásticos e tradicionais, funcionários do MESCTI, membros do Governo Provincial, académicos, estudantes e convidados.