A Universidade Agostinho Neto (UAN) e a Universidade Renmin da China (RUC) formalizaram, no dia 15 de Outubro de 2024, um Memorando de Entendimento com o objectivo de fortalecer as relações de cooperação académica, científica e cultural entre as duas instituições. O encontro teve lugar no Campus da UAN e contou com a presença da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof.ª Doutora Paula Regina de Oliveira Simões, e de uma delegação da RUC, liderada pelo Presidente do Conselho, Dr. Zhang Donggang e o embaixador da China em Angola, Zhang Bin.
A cerimónia teve início com breves palavras de boas-vindas proferidas pelo Magnífico Reitor da UAN, Prof. Doutor Pedro Magalhães, seguido da intervenção do Dr. Zhang Donggang, que destacou a importância do intercâmbio de boas práticas entre universidades de África e da China, sublinhando que a Universidade Renmin adopta planos quinquenais, uma prática que auxilia no acompanhamento e concretização das actividades académicas e científicas. Um dos projectos anunciados, pelo Dr. Zhang Donggang, denominado "Académico em Busca da Verdade", oferecerá financiamento para a formação de curto prazo, promovendo oportunidades de desenvolvimento para professores e investigadores. A RUC manifestou ainda a intenção de convidar académicos da UAN a participarem activamente em programas de investigação conjunta.
No âmbito deste Memorando, está prevista a cooperação em áreas estratégicas, como a mobilidade de docentes e investigadores, bem como a partilha de boas práticas na gestão académica e na investigação.
Após a assinatura do Memorando, a delegação chinesa participou numa visita guiada ao Campus da UAN, com destaque para o Instituto Confúcio, reforçando os laços culturais e educacionais entre as duas nações.
O evento foi encerrado com uma foto de família, celebrando este marco de cooperação e abrindo caminho para novas oportunidades no campo do ensino e da ciência, que serão mutuamente benéficas para Angola e China
Luanda, 15 de Outubro de 2024.