Este workshop teve como objectivo debater os desafios e as potencialidades da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (PNCTI) em Angola, bem como compreender os entraves do desenvolvimento tecnológico e da inovação no país.
O futuro Instituto Superior Politécnico de N' dalatando (ISPNd) prevê a construção de diversas unidades funcionais entre as quais, espaços para a administração, bibliotecas, edifício de ensino abrangente, auditórios, laboratório de ciências da saúde, cantina, parque de estacionamento, dormitórios para alunos e para professores, e terá uma capacidade de atendimento de cinco mil estudantes distribuídos em dois turnos.
A Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, na sua explanação, fez uma contextualização do Prémio Nacional de Ciência e Inovação, abordou sobre o reforço dos objectivos do Prémio Nacional de Ciência e Inovação (PNCI) e o valor da premiação nas oito categorias.
A ministra cessante deu a conhecer ao novo titular as principais acções realizadas durante o seu mandato, bem como, as actividades em curso, que tiveram como base, uma prévia auscultação por via de audiências concedidas aos responsáveis dos órgãos de gestão das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, com destaque para o Conselho de Reitores das Universidades.
No seu lugar, o Presidente da República nomeou, também por conveniência de serviços e nos termos da Constituição da República de Angola, para o cargo de Ministro do Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira, então Magnífico Reitor da Universidade Katyavala Bwila (UKB).
A feira foi organizada pela Embaixada dos Estados Unidos de América em Luanda, que ofereceu uma visão detalhada sobre as oportunidades de estudo nos Estados Unidos da América, assim como programas de intercâmbio, de empresas americanas que operaram no nosso país.
Foram empossados Amílcar Bernardo Tomé da Silva, como Director Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e Antónia Djamila, como Chefe do Departamento de Comunicação, Inovação, Tecnologia e Modernização dos Serviços do Centro de Ciência de Luanda (CCL).
A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), Paula Regina Simões de Oliveira, conferiu posse, sexta-feira, 8, a novos quadros do sector, nomeados para cargos de direcção e de chefia.
Inscreva-se para actualizações do mescti
Siga o mescti nas redes sociais
Você pode realizar manifestações nos seguintes canais
Denuncie
Solicite
Sugira
Elogie