mescti.gov.ao
Ensino Superior
26 Julho de 2022 | 14h07

Ministra Maria do Rosário Bragança Inaugura o ISP Bengo!

O Instituto Superior Politécnico do Bengo (ISPBengo) é a segunda Instituição Pública de Ensino Superior a entrar em funcionamento na Província do Bengo e mais nova instituição pública de ensino superior no país, criada pelo Decerto Presidencial nº285/20, de 29 de Outubro.
Foi inaugurado Quinta-Feira, 21 de Julho de 2022, pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, para o arranque no ano académico 2022-2023.

A responsável referiu que "com esta inauguração, o Executivo dá o exemplo dos passos a seguir para criação e funcionamento de instituições do ensino superior, evitando erros do passado", tendo apelado à presidência da instituição para fazer valer o cumprimento das normas.

O ISP Bengo, localizado na comuna das Mabubas , município do Dande, está projectado para ministrar 8 cursos, e iniciará o ano académico 2022-2023 com o curso de Tecnologia Agro alimentar, com três departamentos (Administração e Negócios, Ciências Agrárias, Engenharia e Tecnologias), com 10 docentes e 60 estudantes.

A Governadora Provincial do Bengo, Mara Quiosa, manifestou a sua satisfação e alegria, frisando que "a província ganha mais uma fábrica do saber, que vem responder a umas das grandes solicitações dos nossos jovens, que se prende com a necessidade da formação em ciências agrárias, pelo facto da nossa província ser essencialmente agrícola”. Adiantou que o ISP Bengo vai requerer "a nossa atenção e cuidado para superar as barreiras e obstáculos”, tendo augurado uma formação de qualidade nesta instituição, que vai beneficiar cientificamente o sector agrícola da província de forma geral e as cooperativas em particular”.

Durante a inauguração foi assinado o memorando de cooperação entre ISP Bengo e a Universidade Rainha Njinga de Malanje, no âmbito da troca de experiências referente ao curso de Tecnologia Agro-Alimentar.


Cortesia: Governo Provincial do Bengo (DCI)




Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais