mescti.gov.ao
Ministério
03 Janeiro de 2025 | 16h01

MESCTI RealizaEncontro de Trabalho com o PDCT e Visita às Obras do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda

O encontro teve como objectivo avaliar o grau de execução do PDCT, com especial destaque para o andamento das obras das futuras instalações do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda. Durante o encontro, o Coordenador do PDCT, Ricardo Queirós, detalhou as principais componentes do projecto, que é uma iniciativa do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI). O projecto está financiado em 90% por um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e em 10% pelo Governo de Angola. O PDCT tem uma abrangência nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica.

O Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira, realizou, na manhã desta sexta-feira, 3 de Janeiro, um encontro de trabalho com a coordenação do Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) e visitou as obras do futuro Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda.

O encontro teve como objectivo avaliar o grau de execução do PDCT, com especial destaque para o andamento das obras das futuras instalações do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda. Durante o encontro, o Coordenador do PDCT, Ricardo Queirós, detalhou as principais componentes do projecto, que é uma iniciativa do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI). O projecto é financiado em 90% por um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e em 10% pelo Governo de Angola. O PDCT tem uma abrangência nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica.

Entre as várias acções do PDCT, destaca-se a construção do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda, cuja obra deverá estar concluída até Outubro do corrente ano. Além disso, o projecto contempla a atribuição de 155 (foram aprovadas 161) bolsas de pós-graduação, financiamento de 40  (foram aprovados 73) projectos de investigação científica, atribuição de 125 (foram atribuídas 1204) bolsas de estudo para meninas encarecidas do ensino secundário, bem como um estudo sobre a disparidade de género nas áreas de ciência e tecnologia. O PDCT abrange também a criação de um sistema de manutenção de equipamentos, o financiamento de prémios de ciência, tecnologia e inovação, a promoção da ciência e tecnologia, apoio à elaboração da política nacional de gestão de dados científicos, e a gestão da propriedade intelectual, entre outras acções. Ao nível do Ensino Secundário, foram instalados laboratórios nas áreas de química, física e biologia e foram formados mais de 500 metodólogos de ensino de ciência e tecnologia e orientadores vocacionais.

Durante o encontro, o Ministro Albano Ferreira expressou a sua satisfação com a apresentação feita pelo coordenador do PDCT e solicitou esclarecimentos sobre várias questões, nomeadamente sobre as áreas científicas, o perfil dos candidatos e o acompanhamento no âmbito da atribuição das bolsas de estudo de pós-graduação e às meninas do ensino secundário. Questionou ainda sobre o que está previsto no contexto da gestão da propriedade intelectual.

Após o encontro, o Ministro e a sua delegação seguiram para uma visita guiada às obras do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda, acompanhados pelo empreiteiro (Pan China Construction Group Co., Ltd) e fiscal (Typsa-EngConsult). O valor contratual da obra é de aproximadamente USD 35.9 Milhões, tendo iniciado em Fevereiro de 2023, com a previsão de conclusão para Outubro de 2025.

O Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda será uma instituição que contribuirá para reforçar o ecossistema angolano de inovação e de investigação científica, contando com espaços, entre outros, para incubação de empresas, formação, realização de conferências, biblioteca, escritórios, salas de reuniões, serviços de impressão, cópias e encadernação, primeiros socorros e alimentação. O espaço contará ainda com áreas verdes e estacionamento.

Acompanharam o Ministro durante esta actividade a Directora do Gabinete do Ministro, Antónia Djamila de Lima, o Secretário-Geral, Andriano Mangovo, o Director do GEPE, Lukonda Bau Nzuzi, a Directora do GTICI, Ducialina Bravo da Rosa Olim, o Coordenador do PDCT, Ricardo Queirós, a Directora do Centro Nacional de Investigação Científica, Sandra Afonso, e respectivos Directores Adjuntos, além dos consultores do Ministro, Milton da Silva Chivela e Elizabeth Sapalalo, e técnicos seniores do PDCT, do empreiteiro e fiscal.

 

 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais