mescti.gov.ao
Ensino Superior
24 Fevereiro de 2022 | 15h02

MCTES (Moçambique) e MESCTI (Angola) celebram 60 anos de Ensino Superior

Moçambique e Angola realizaram hoje, dia 24 de Fevereiro de 2022, em formato virtual o Acto de Lançamento das Celebrações dos 60 Anos de Ensino Superior de ambos os países.

O Ministério do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação de Angola e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique realizaram hoje, dia 24 de Fevereiro de 2022, às 10:00, em formato virtual o Acto de Lançamento das Celebrações dos 60 Anos de Ensino Superior de ambos os países.

A actividade contou com a intervenção dos Titulares de ambos Departamentos Ministeriais, nomeadamente: Prof. Dra. Maria do Rosário Bragança (MESCTI) e Dr. Daniel Daniel Nivagara (MCTES).

O objectivo geral das celebrações dos 60 anos do ensino superior em Moçambique e em Angola é o de gerar uma reflexão sobre o passado, o presente, os desafios e as perspectivas do subsistema de ensino superior e os seus contributos no desenvolvimento da sociedade, através da mobilização dos actores do subsistema, stakholders e parceiros.

As celebrações dos 60 anos do ensino superior em Moçambique e em Angola, no ano de 2022, constituem uma ocasião fundamental para os Governos de Moçambique e de Angola mobilizarem os diversos actores da sociedade, nacionais e estrangeiros, para participarem em debates sobre as reformas da política pública do ensino superior e as consequentes acções, na busca de propostas exequíveis para responder aos principais desafios, através de conferências internacionais, nacionais, regionais, eventos virtuais e de outras modalidades, para colher o melhor da inteligência colectiva da esfera pública que, a posterior, possam ser transformadas em planos de acção concretos.  

As celebrações culminarão com uma conferência internacional a ter lugar de 29 de Junho a 01 de Julho 2022, em Maputo - Moçambique, sob a égide das entidades que tutelam o ensino superior em Moçambique e em Angola, com o lema "CONSOLIDAR UM ENSINO SUPERIOR DE QUALIDADE”.  No entanto, como forma de manter o debate activo e inclusivo, iniciativas paralelas serão levadas a cabo pelas próprias instituições de ensino superior, nos dois países, contribuindo para o alargamento das esferas de debate e das comemorações. 

Luanda, 24 de Fevereiro de 2022.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais