• SECRETÁRIA DE ESTADO PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO VISITA O ISP-ATLÂNTIDA


    Com o objectivo de conhecer as principais actividades científicas desenvolvidas pelas unidades de investigação e desenvolvimento do Instituto Superior Politécnico Atlântida (ISP-Atlântida), identificar os seus pontos fortes e áreas de melhoria, encorajar os agentes de ciência, tecnologia e inovação a prosseguirem com estas actividades, incentivar a recolha e actualização dos indicadores de ciência, tecnologia e inovação, bem como verificar o funcionamento das incubadoras de empresas, uma equipa do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), liderada pela Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, realizou, na manhã desta terça-feira, 1 de Julho, uma visita de acompanhamento ao ISP-Atlântida.
    Esta instituição é vocacionada para o ensino, a investigação científica e a prestação de serviços à comunidade, nos termos da legislação em vigor no subsistema do Ensino Superior. Caracteriza-se pela integração, no seu seio, de instituições de ensino universitário e politécnico, com o objectivo de formar quadros superiores e investigadores nos diversos ramos da ciência.
    Antes da visita, realizou-se uma reunião de trabalho para analisar a ficha de acompanhamento das actividades de investigação científica e desenvolvimento levadas a cabo pelo ISP-Atlântida. Segundo o documento apresentado, o ISP-Atlântida conta com um total de 120 docentes, dos quais 18 se dedicam à investigação científica, 18 investigadores desenvolvem outras actividades, e existem 10 técnicos de laboratório. A instituição dispõe de duas unidades de laboratório de ensino e investigação científica, com um total de 18 investigadores e 10 técnicos afectos às unidades de investigação.

    A Secretária de Estado, acompanhada pelo Gestor Principal da instituição, Eduardo Guilherme Soto, visitou o laboratório de enfermagem, o laboratório de investigação científica de ciências económicas, jurídicas e humanas, o laboratório de análises clínicas, o laboratório de investigação multifuncional e a incubadora de empresas.

    No final da visita, a Secretária de Estado, Alice de Ceita e Almeida, mostrou-se satisfeita com o que presenciou. Confessou estar surpreendida com o trabalho desenvolvido pelo ISP-Atlântida, destacando dois ou três aspectos muito positivos, nomeadamente os laboratórios de apoio à investigação. Considerou que o laboratório na área da saúde está bem equipado e que, apesar de não ser a sua área de especialização, a investigação inicial realizada demonstra estar a contribuir para o desenvolvimento da instituição. Ficou igualmente agradavelmente surpreendida com a incubadora de empresas. Para a Secretária de Estado, a visita foi muito positiva, acreditando que, num futuro próximo, o ISP-Atlântida estará num patamar superior, crescendo e inovando cada vez mais.

    O Instituto Superior Politécnico Atlântida (ISP-Atlântida) é uma instituição privada, fundada em 2003 e legalizada em 2012, através do Decreto Presidencial n.º 168/12, de 24 de Julho. Iniciou a sua actividade académico-científica em 2013. O ISP-Atlântida possui três unidades orgânicas: a Unidade Orgânica de Ciências Económicas, Jurídicas e Humanas, a Unidade Orgânica de Ciências da Saúde e a Unidade Orgânica de Engenharia.
    A acompanharam a Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, a Directora do seu Gabinete, Maria Neto; a Consultora do seu Gabinete, Gabriela Pires; o Chefe do Departamento de Ciência e Investigação Científica, Lopes Toni Malange; o Chefe do Departamento para a Comunicação Institucional, Apolinário Fuantoni; o técnico do seu Gabinete, Bartolomeu Chocolate; e a técnica do Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação Institucional, Câmia Kuende.