• MESCTI E A UNI.AO REALIZAM O WORKSHOP DE PARCERIAS ENTRE INSTITUIÇÕES DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR


    O Programa de Apoio ao Ensino Superior (UNI.AO), em colaboração com o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), realizou no dia 13 de Março, no Anfiteatro do Hotel Mosalisa, em Talatona, o Workshop sobre parcerias entre Instituições de Investigação e Desenvolvimento e Instituições de Ensino Superior.

    Este Workshop teve como objectivo promover parcerias entre as Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento (II&D) e as Instituições de Ensino Superior (IES).

    “O estudo sobre as Instituições de Ensino Superior (IES) e Instituições de Investigação e Desenvolvimento (II&D) constitui uma importante ferramenta de consulta no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). Este estudo traz conhecimento acerca dos desafios que os centros de investigação enfrentam e dos obstáculos nas parcerias com as Instituições de Ensino Superior. Por exemplo, promove a colaboração e a cooperação entre as II&D do setor do Governo e as IES, estimula as Instituições de Investigação Científica e estabelece projectos colaborativos de investigação multidisciplinar ou multi-institucionais, direccionados às Instituições de Investigação Científica a nível nacional e estrangeiro, seja do sector público, empresarial.
    Incentivamos vivamente os demais sectores do Governo que têm estruturas de investigação e desenvolvimento a integrar, nos seus laboratórios e quadros de pessoal, profissionais da carreira de investigação científica já consagrada, com diplomas legais vigentes em Angola, apoiados por um instrumento de avaliação de desempenho, aprovado recentemente, que valoriza a produção científica nacional sob a forma de publicações, patentes e outros indicadores específicos de desenvolvimento tecnológico e de inovação. De igual modo, é importante estabelecer um quadro de relação com os docentes das Instituições de Ensino Superior. Este movimento colaborativo, que se pretende mais intenso, deve ocorrer em ambos os sentidos. No entanto, tanto as IES quanto as II&D não devem descurar outra relação importante para estabelecer como parceria as empresas e as indústrias, quer do sector público, quer do sector privado”, disse o Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira, na sua intervenção de boas-vindas.

    Neste evento foram marcados três momentos. O primeiro foi a apresentação do Relatório sobre Centros de Investigação e o compartilhamento de experiências de colaboração entre o Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e Marinha (INIPM) e a Universidade Agostinho Neto (UAN), além de iniciativas entre o Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS) e a UAN. O segundo momento consistiu na formação de grupos de trabalho, onde cada grupo recebeu um tema-desafio específico para debater e elaborar propostas de colaboração entre as II&D e as IES. O terceiro e último momento foi a apresentação das propostas e acções de colaboração, que foram sistematizadas em um documento final com recomendações e perspectivas de acções.

    “Há necessidade de se manter as parcerias entre as Instituições de Investigação e Desenvolvimento (II&D) e as Instituições de Ensino Superior (IES), porque será o caminho que podemos traçar para que a ciência e a inovação possam ter um papel relevante no nosso país, pois precisamos ter maior intervenção no desenvolvimento do país. Se nós criarmos parcerias entre as IES e as II&D, e se não formarmos os investigadores nas IES, podemos formá-los nas II&D. Isto vai criar um viveiro de investigadores para o futuro”, disse o Director Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Amílcar Bernardo Tomé da Silva, na sua intervenção de encerramento.

    O Programa UNI.AO, é o programa de apoio ao Ensino Superior de Angola, é um projecto implementado pela Expertise France, em parceria com o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), e financiado pela União Europeia.

    Participaram neste workshop Directores Nacionais e Equiparados do MESCTI, a Coordenadora do Projeto UNI.AO, Miriam Bacchin, representantes da Embaixada da França em Angola, representantes da delegação da União Europeia, Gestores das Instituições de Ensino Superior, docentes, investigadores, e representantes dos Centros de Investigação e Desenvolvimento.