O Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira defendeu na quinta-feira, dia 13 de Fevereiro, na província do Namibe, uma maior aproximação das instituições do Estado no domínio do conhecimento, por forma a produzir resultados que promovam o desenvolvimento do país nos vários sectores.
De acordo com o Ministro, a ideia de se fazer um aproveitamento máximo e racional dos recursos, deve ser uma realidade, uma vez que existem instituições com laboratórios, que não fazem parte do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, com equipamentos onde foram feitos grandes investimentos que precisam de estar um pouco mais ao serviço do conhecimento.
Nesta perspectiva, referiu o ministro, “vamos criar uma aproximação entre o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e os outros ministérios, entre investigadores, técnicos e profissionais destas instituições para que os resultados da investigação possam efectivamente tributar naquilo que são as grandes prioridades do desenvolvimento nacional nos mais variados domínios.
O titular falava para a imprensa, no final do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que decorreu no dia 13 de Fevereiro do ano corrente, onde para além da presença das instituições do ensino superior públicas e privadas.
Fizeram-se também presentes neste Conselho, organismos de investigação científica e de desenvolvimento que fazem parte de todo o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação.
Durante o encontro permitiu fazer um balanço do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027 e em função dos instrumentos de trabalho produzidos, ter uma base para consolidar o sistema nacional do ensino superior e de ciência, tecnologia e inovação, com o engajamento de todas as instituições, para que possam dar contributos significativos à diversificação econômica e ao desenvolvimento do país.