• MESCTI celebra Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência


    Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), em parceria com o Governo Provincial do Namibe e a Universidade do Namibe (UNINBE), realizou hoje, dia 11 de Fevereiro, na sala Magna da Universidade do Namibe, localizada na cidade de Moçâmedes, província do Namibe, a Sessão das celebrações do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência 2025.

    O objectivo deste evento é de partilhar experiências de mulheres na ciência, bem como sensibilizar as jovens para o importante papel das mulheres no mundo da ciência.

    O dia 11 de Fevereiro foi instituído pelas Nações Unidas como Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, tendo esta organização recomendado a celebração da data sob o signo da inclusão, da igualdade de oportunidades e do emponderamento, no sentido de reverter o actual quadro do papel da mulher na ciência e na tecnologia, visando o alcance dos objectivos de desenvolvimento sustentável para todos, em os objectivos de desenvolvimento sustentável, 5, 8, 10 e 16.

    O discurso de boas-vindas foi proferido pelo Magnifíco Reitor da Universidade do Namibe, Alfredo Noré, que expressou a gratidão pela a presença de todos. “Na Universidade do Namibe as mulheres estão na sala de aulas, nos departamentos de ensino e de investigação,nos gabinetes administrativos e de apoio técnico, nos três campos que compõem a nossa universidade. Temos 17 colegas docentes e investigadores e formação pós-graduadas com doutoramento, 4 em mestrados no exterior do país e 1 doutoranda aqui no país com todas elas com o financiamento do nosso Governo”, disse o Magnífico Reitor da Universidade do Namibe, Alfredo Noré.

    Segundo o anfitrião, o Vice-Governador para o Sector Político Social e Económico, Abel do Rosário Kapitango em representação do Governador da província do Namibe, Archer Mangueira, na sua breve intervenção, “este evento é uma manifestação clara do compromisso do nosso país com a promoção dos direitos humanos ao assumir a promoção da ciência, tecnologia, alicerçado na inclusão e equidade do género”.

    “No nosso país a presença feminina tem crescido, o número de mulheres a enfrentarem diversos níveis de ensino incluindo o ensino superior também tem crescido e é satisfatória, porém, temos muito caminho pela frente”, disse o Vice-Governador.

    Em representação do Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira, o discurso de abertura foi proferido pela Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice Ceita e Almeida, na sua intervenção disse “ celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência significa juntarmo-nos à comemoração da UNESCO, que comemora, hoje o 10º aniversário desse dia, sob o lema “Desvendando carreiras STEM: sua voz na Ciência”.

    “Ao longo da história, muitas mulheres desafiaram esterótipos e barreiras para o avanço da ciência. Os percursores de mulheres na ciência, como o de Marie Curie, Rosalind Franklin e tantas outras, têm constituído incentivos para outras seguirem os seus passos e participarem activamente na ciência” citou a Secretária de Estado.

    Segundo a Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice Ceita e Almeida, a disparidade persiste nas áreas STEM os dados da UNESCO apontam que pouco mais de 35% dos graduados nas áreas das STEM são mulheres e nas carreiras científicas, os dados da UNESCO dizem que apenas um em cada três investigadores é mulher”.

    A realização de actividade do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na ciência 2025, bem como de outras datas sobre ciência, responde aos desafios da Política de Educação, Juventude, Emprego e Inovação e ao pilar sobre o Desenvolvimento do Capital Humano do PDN 2023-2027. Tais desafios são respaldadas pela Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Decreto Presidencial n. 201/11, de 20 de Julho, quer através de iniciativas de consciencialização da sociedade sobre a importância da ciência, tecnologia e inovação, quer da inserção de mulheres em actividades de ciência, tecnologia e inovação e identificação das actividades de ciência, tecnologia e inovação e identificação, selecção e motivação de talentos.

    Estas celebrações incluíram actividades tais como, apresentação do Impacto do apoio do PDCT na vida das Mulheres e Meninas na Ciência, Testemunho do percurso Profissional da Ciência, Apresentação das Políticas para a promoção de uma maior adesão de mulheres na pós-graduação e Investigação Científica, visita à exposição de projectos e trabalhos científicos realizados por estudantes de iniciação científica, dos docentes e pesquisadores do UNINBE e demostração sobre Rodas.

    Celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, é uma oportunidade de inspirar a próxima geração de cientístas e inovadores. É fundamental que continuemos a trabalhar pela igualdade de género em todas as áreas do conhecimento.

    Participaram neste evento, a Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice Ceita e Almeida, a Ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen Sacramento Neto, o Vice- governador para o Sector Político Social e Económico, Abel Kapitango, em representação do Governador da Província, Archer Magueira, o Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva, Vice-Governadora para o Sector de Infra Estruturas, Ema Silva, Administrador da Cidade do Moçâmedes, Abelardo Lemba, representantes do MESCTI, mulheres docentes e investigadoras, meninas do ensino secundário e superior, meninas bolseiras do PDCT e mulheres e meninas empreendedoras que por inerência usam a ciência e tecnologia.