mescti.gov.ao
Ministério
17 Janeiro de 2024 | 14h01

Workshop sobre Políticas e Práticas de Financiamento para uma Ciência e Tecnologia Glocal, Ética, Inovadora e Relevante

O evento, que reuniu representantes de Angola, Moçambique e Portugal, teve como objectivo principal discutir e aprimorar políticas, estratégias e práticas no campo de Ciência e Tecnologia, com foco especial em instrumentos de financiamento.

A Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNDECIT, realizou, ontem, 16 de Janeiro, o Workshop sobre Políticas e Práticas de Financiamento para uma Ciência e Tecnologia Glocal, Ética, Inovadora e Relevante, promovido pelo consórcio entre a FUNDECIT (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), FNI (Fundo Nacional de Investigação de Moçambique) e FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal).
O evento, que reuniu representantes de Angola, Moçambique e Portugal, teve como objectivo principal discutir e aprimorar políticas, estratégias e práticas no campo de Ciência e Tecnologia, com foco especial em instrumentos de financiamento.
Na cerimônia de abertura, a Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, destacou a importância do projeto e expressou a responsabilidade e compromisso para com a implementação das melhores práticas.
A Embaixadora da União Europeia em Angola, Rosário Bento Pais, reforçou o apoio contínuo da União Europeia ao desenvolvimento científico em Angola, evidenciando os programas em andamento e futuros.
O Workshop, dividido em cinco painéis abordando temas como Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ciência Aberta, Políticas de Gênero, Fontes de Financiamento e Inteligência Artificial, encerra um ciclo de três eventos promovidos pelo consórcio, proporcionando uma troca valiosa de experiências e contribuindo para um estudo abrangente sobre as necessidades de Angola na área.
O evento contou com a participação presencial e virtual de diversos representantes, incluindo o Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva, e outras figuras de destaque no cenário científico angolano.
Espera-se que os resultados e aprendizados deste workshop guiem futuras iniciativas e contribuam para o avanço do sector de Ciência e Tecnologia em Angola e países parceiros.

Luanda, 17 de Janeiro de 2024.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais