mescti.gov.ao
Ciência e Tecnologia
14 Dezembro de 2023 | 10h12

Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação visita a Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM), em Malanje.

O objectivo da visita foi conhecer as principais actividades científicas desenvolvidas pelas unidades de investigação da URNM, avaliar seus pontos fortes e fracos, incentivar os actores de CTI e verificar o funcionamento de laboratórios e centros de investigação.

A Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, realizou, no dia 13 de Dezembro de 2023, uma visita para acompanhar as actividades de Ciência, Tecnologia e Inovação na Universidade Rainha Njinga A Mbandi (URNM), em Malanje.
O objectivo da visita foi conhecer as principais actividades científicas desenvolvidas pelas unidades de investigação da URNM, avaliar seus pontos fortes e fracos, incentivar os actores de Ciência, Tecnologia e Inovação e verificar o funcionamento de laboratórios e centros de investigação.
Durante a visita, a Secretária de Estado percorreu o Instituto Politécnico de Malanje e a Faculdade de Medicina, onde visitou o Centro de Investigação e Informação de Medicamentos e Toxicologia (CIMETOX) e o Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar.
Essa iniciativa proporcionou à Secretária de Estado a oportunidade de entender aspectos cruciais do funcionamento da URNM no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação, incluindo a divulgação de trabalhos científicos, as principais linhas de investigação, projectos em andamento, financiamento de actividades de investigação e desenvolvimento, produção científica de docentes e investigadores, cooperação e mobilidade de pessoal com outras instituições, e o estímulo ao empreendedorismo e à transferência de tecnologia.
O Magnífico Reitor, Eduardo Ekundi Valentim, expressou sua gratidão pela iniciativa e destacou o compromisso da universidade com a produção de conhecimento, bem como seu papel na resolução de problemas locais.
A delegação da Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação esteve composta pelo Director Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, António Alcochete, a Directora de Gabinete da Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria Neto, a Directora do Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação Institucional, Djamila Lima e a Chefe de Departamento de Transferência de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação, Yolanda Fuma.
Da parte da Universidade Rainha Njinga a Mbandi, esteve presente o Magnífico Reitor, Eduardo Ekundi Valentim, o Vice-Reitor para os Assuntos Científicos, Bettencourt Munanga, o Director Geral do Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar, Guilherme Pereira, e a Decana da Faculdade de Medicina, Tazi Nimi Maria.
Luanda, 14 de Dezembro de 2023.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais