mescti.gov.ao
Ministério
14 Outubro de 2024 | 23h10

Ministro Téte António e Ministra Paula Regina Oliveira Recebem Representantes da China, Japão e Coreia

Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores da República de Angola, realizou na tarde desta segunda-feira, 14 de Outubro, em Luanda, encontros, separados, com Suas Excelências Zhang Bin, Embaixador da China em Angola, Toru Suzuki, Embaixador do Japão acreditado nesse país, e o Conselheiro Youngmin Jo, na qualidade de Encarregado de Negócios da Embaixada da Coreia em Angola.


O encontro com os representantes das referidas Missões Diplomáticas acreditadas em Angola, realizou-se no edifício sede do Ministério das Relações Exteriores (à Mutamba), baixa de Luanda, na presença de Sua Excelência Paula Regina Simões de Oliveira, Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação da República de Angola.


Este encontro surge no âmbito da parceria institucional existente entre o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, e visa procurar soluções para o financiamento com modelo de doação junto de parceiros internacionais para a construção e acabamento de projectos das instituições de ensino superior em Angola.


O Governo de Angola tem procurado soluções inovadoras, através de assistência não-reembolsáveis com diferentes parceiros, para aumentar o número de estabelecimentos de ensino superior em todas as províncias do país, tendo já em carteira projectos que abrange as províncias de Luanda, Cabinda, Zaire, Bié, Cuanza-Norte, Lunda-Norte e Huambo.


O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação pretende construir Centros Superiores de Educação, Escolas Superiores Pedagógicas, Institutos Superiores Politécnicos, Faculdade de Medicina Veterinária e está a proceder o acabamento do Campus Universitário "11 de Novembro” de Cabinda.


O desenvolvimento sustentável do sector do ensino superior em Angola exige um investimento contínuo e robusto nas infraestruturas das instituições de ensino superior. 


O crescimento das universidades e institutos superiores, tanto públicos quanto privados, é essencial para o avanço do país, garantindo que o ensino de qualidade esteja acessível a mais angolanos.


No entanto, actualmente, a maioria das instituições de ensino enfrenta desafios significativos devido à instalações inadequadas e precárias para a prossecução da sua missão.


O subsistema de ensino superior angolano, no ano académico de 2023-2024, apresenta um panorama diversificado, contando com 104 instituições de ensino. Destas, 31 são públicas, enquanto 73 são privadas, com uma população estudantil de 343 235 estudantes, reflectindo a significativa participação da iniciativa privada na expansão do acesso ao ensino superior no país.


FONTE: GCII - MIREX



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais