mescti.gov.ao
Ciência e Tecnologia
10 Março de 2023 | 17h03

Ministra Maria do Rosário Bragança Lança a 1ª Pedra do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda

A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, lançou no dia 10 de Março do corrente ano, no parque de estacionamento do Departamento de Arquitectura da Universidade Agostinho Neto, a 1ª Pedra da Construção do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda, que é o principal objectivo do Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT), um projecto do Governo de Angola, co-financiado por um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. O PDCT é um projecto de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da ciência e tecnologia.
"Um Parque de Ciência e Tecnologia, estimula e gere o fluxo de conhecimento e tecnologia entre Instituições de Ensino Superior, Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento, empresas e mercado, facilita a criação e o crescimento de empresas que se baseiam na inovação, por meio de processo de incubação e spin-off, e fornece outros serviços de valor agregado, juntamente com espaço e instalações de alta qualidade. Por outras palavras, um Parque de Ciência e Tecnologia promove a inovação e a colaboração, e facilita o surgimento de empresas de base tecnológica, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável", disse a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, no seu discurso.
O Parque contará essencialmente com espaços para incubação de empresas, formação, investigação científica, conferências, escritórios, reuniões, impressão, cópias, encadernação, primeiros socorros e para refeições. Contará, ainda com áreas verdes, estacionamento, etc.
A empresa vencedora do concurso para a execução da empreitada foi a PAN-China Construction Group, Ltd.
Testemunharam o acto, Membros do Executivo, representante do BAD em Angola, representante do PNUD em Angola, representante da FAO em Angola, Magníficos Reitores, docentes do Ensino Superior, investigadores científicos e convidados.
A obra iniciou no dia 31 de Janeiro de 2023 e a previsão da sua duração é de 30 meses.

Luanda, 11 de Março de 2023.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais