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08 Fevereiro de 2024 | 13h02

MESCTI realiza visita de constatação às instalações do Polo 2 do Instituto Politécnico de Malanje

O Instituto Politécnico de Malanje surgiu com base no Decreto Presidencial n° 285/20 de 29 de outubro, que estabelece a Universidade Rainha Njinga a Mbande. Esta instituição resulta da fusão de dois órgãos independentes: o Instituto Superior Politécnico de Malanje (criado em 2016) e a Escola Superior Politécnica de Malanje (criada em 2009).

Hoje, 08 de Fevereiro de 2024, a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, realizou uma visita de constatação às instalações do polo 2 do Instituto Politécnico de Malanje.
O Instituto Politécnico de Malanje surgiu com base no Decreto Presidencial n° 285/20 de 29 de outubro, que estabelece a Universidade Rainha Njinga a Mbande. Esta instituição resulta da fusão de dois órgãos independentes: o Instituto Superior Politécnico de Malanje (criado em 2016) e a Escola Superior Politécnica de Malanje (criada em 2009).
Actualmente, o Instituto conta com 114 docentes e uma comunidade estudantil de 2307 alunos.
Após a visita às instalações, a Ministra realizou uma reunião com a Direção do Instituto. Durante o encontro, foram apresentadas várias dificuldades enfrentadas pela instituição, incluindo a necessidade de manutenção das infraestruturas nos polos 1 e 2, problemas de acesso ao Polo 2, questões de segurança pública, formação contínua do corpo docente, controle dos docentes em formação no exterior, mobilidade na carreira, dependência excessiva de pessoal colaborador, falta de docentes para atender à demanda estudantil, escassez de meios de transporte para os estudantes, e insuficiência de recursos financeiros diante das crescentes necessidades materiais da instituição em meio à conjuntura econômica do país.
Entre os pontos fortes do Instituto destacam-se a presença online, alto nível de comprometimento da direção na resolução de problemas institucionais, organização e duração dos cursos, programas curriculares aprovados com saídas profissionais, abordagem teórico/prática no ensino, corpo docente jovem e motivado para a excelência acadêmica e científica, compromisso com a formação reconhecido interna e externamente, entre outros.
A Ministra apresentou orientações e sugestões para superar as dificuldades apresentadas, incentivando a equipe do Instituto a continuar com seu trabalho resiliente, visando sempre a excelência, o mérito e o compromisso.


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