mescti.gov.ao
Ciência e Tecnologia
13 Maio de 2023 | 12h06

MESCTI realiza o Simpósio sobre Desafios e Oportunidades da Educação na Era Digital para a Equidade e a Igualdade de Género

O Simpósio sobre Desafios e Oportunidades da Educação na Era Digital para a Equidade e a Igualdade de Género, realizado no dia 12 de Maio de 2023, pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, visou promover o debate, a partilha de experiências, de lições aprendidas e boas práticas que substanciam desafios e oportunidades da educação na era digital para a equidade e a igualdade do género, com vista a fornecer contributos para o Fórum Internacional para a Participação da Mulher na Liderança para a Paz e Democracia, no âmbito da Bienal de Luanda - "Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz".
O evento corporizou uma conferência inaugural em que foi prelector o representante do Banco Mundial, Juan Carlos Alvarez , que abordou um conjunto de elementos associados às questões relativas à educação, às tecnologias e ao desenvolvimento do capital humano. Entre as abordagens, destacam-se os desafios para o continente africano nas próximas três décadas, num contexto em que emerge um amplo mercado de consumo das tecnologias com uma população cada vez mais habilitada para a sua utilização. Para o contexto angolano, foi referenciada a juventude populacional, com uma média de idade em torno dos 17 anos, o que representa uma oportunidade em termos de exploração da inovação tecnológica.
A primeira mesa redonda, foi centrada nas "Políticas e Oportunidades de Educação em Áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas e igualdade do Género", permitiu discutir e trazer à reflexão realidades específicas quanto ao acesso à educação reportando desequilíbrios acentuados em termos de integração e participação de meninas e mulheres. Para o caso de Angola, o estudo desenvolvido no âmbito do Programa UNI.AO revela que, ao nível da graduação, verifica-se algum equilíbrio em termos de género, com cerca de 46 por cento de meninas e mulheres, o que contrasta com o nível da pós-graduação onde se regista a presença de meninas e mulheres na ordem de apenas 24 por cento.
A segunda mesa redonda sintetizou reflexões sobre os "Desafios e Experiências da Inclusão Digital de Meninas e Mulheres". Entre as experiências consideradas como boas práticas de acesso das meninas e mulheres às formações nas áreas das ciências, tecnologias, engenharias e matemáticas inclui-se, no contexto de Cabo Verde, três programas específicos: Programa "Talk (diálogo)", Programa "Girls in ICT Day" e o Programa do governo "Prize for Girls and Women in ICT".
No caso de Moçambique, a população académica feminina tem estado a aumentar, com particular incidência nas áreas das tecnologias, o que se revela bastante promissor.
No caso da Universidade de Luanda, os dados reportam baixo percentual de aproveitamento académico das meninas, na ordem de 10 por cento, nas áreas das engenharias, persistindo dificuldades de acessão, de permanência e de conclusão dos cursos por parte das meninas.
Na Universidade Katyavala Bwila, o cenário não se diferencia dos demais contextos institucionais, sendo que nos cursos das áreas das ciências, tecnologias, engenharias e matemáticas, particularmente as engenharias, as taxas de inscrição e de frequência feminina são baixas.
Experiências da UNITEL, reflectem políticas de apoio social e de incentivo à adesão de meninas às áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemáticas, por via de atribuição de bolsas de estudos, no âmbito do Programa Mulheres Futuras. De igual modo, foi salientada a integração de 40 por cento da força de trabalho feminino na empresa. A iniciativa "restart" incide na formação de mulheres em pequenos negócios com resultados promissores.
Participaram neste Simpósio, representantes de departamentos ministeriais, empresas, docentes, investigadores, estudantes, gestores de instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras, bem como parceiros internacionais, em particular o Banco Mundial e a União Europeia.

Luanda, 12 de Maio de 2023.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais