mescti.gov.ao
Ministério
26 Março de 2024 | 15h04

MESCTI e Expertise France realizam workshop sobre inclusão e acesso à formação pós-graduada sensível ao género.

Foram apresentados resultados parciais do diagnóstico e do Plano de Acção, focando-se nas disparidades de género no acesso à formação pós-graduada.

No âmbito do Programa UNI.AO, de Apoio ao Ensino Superior em Angola, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), em colaboração com a Agência de Cooperação Técnica Expertise France (UNI.AO), realizou um workshop sobre inclusão e acesso à formação pós-graduada sensível ao género. O evento teve lugar na passada segunda-feira, 25 de Março de 2024, no Auditório da Universidade Óscar Ribas, em Luanda.
A cerimónia de abertura foi presidida pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, que enfatizou a importância da igualdade de género para o desenvolvimento económico e social. A Chefe da Cooperação Adjunta da Delegação da União Europeia, Isabel Emerson, salientou que, apesar dos progressos, a igualdade de género continua a ser um desafio global.
Durante o evento, a consultora especialista em género, Elsa Rodrigues, apresentou os Resultados Parciais do diagnóstico e do Plano de Ação, focando-se nas disparidades de género no acesso à formação pós-graduada. O estudo destaca a necessidade de criar mecanismos institucionais transdisciplinares para promover a igualdade de género no Ensino Superior.
O Programa UNI.AO, uma iniciativa de cooperação entre a União Europeia e Angola, visa apoiar o Ensino Superior angolano. Com duração de 5 anos (2019-2024), o programa tem como objetivo aumentar a diversificação económica e apoiar a criação de empregos qualificados.
O evento contou com a presença da ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, representantes da União Europeia, Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Reitor da Universidade Óscar Ribas, Coordenadora do Programa UNI.AO, entre outros representantes governamentais e académicos.

Luanda, 26 de Março de 2024.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais