mescti.gov.ao
Ministério
25 Março de 2024 | 15h04

MESCTI e a AIESPA realizam Encontro de trabalho

Questões fundamentais relacionadas com a gestão das Instituições de Ensino Superior Privadas estiveram em pauta.

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) e a Associação das Instituições de Ensino Superior Privadas de Angola (AIESPA) organizaram, nos dias 21 e 22 de Março de 2024, no Auditório "Albina Assis" do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), um Encontro de Trabalho.
Este evento teve como objectivo discutir questões fundamentais relacionadas com a gestão das Instituições de Ensino Superior Privadas, visando alinhar a implementação dos normativos que regem o Subsistema do Ensino Superior. Durante o encontro, foram abordadas várias temáticas, incluindo o Regime Jurídico do Subsistema do Ensino Superior, a implementação do Estatuto da Carreira Docente do Ensino Superior, a Avaliação do Desempenho Docente, o Financiamento das Instituições de Ensino Superior, entre outros.
A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, destacou a importância da participação do sector privado no ensino superior para garantir um maior acesso à educação, especialmente em um país com uma população jovem significativa. Por sua vez, a AIESPA defendeu a ideia de "ensino superior em Angola" em vez de distinguir entre ensino superior público e privado, enfatizando a necessidade de fortalecer ambos os sectores para contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.
O evento contou com a presença de várias autoridades e representantes do sector académico, reforçando o compromisso mútuo de enfrentar desafios e explorar oportunidades para melhorar o Sistema de Ensino Superior em Angola.
Esta iniciativa demonstra o empenho da AIESPA em superar obstáculos, promover a inovação e estabelecer um Sistema de Ensino Superior robusto que atenda às necessidades da sociedade angolana.
Participaram do evento a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, o Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Adolfo Alves da Silva, o Presidente da AIESPA, José António Fazenda, entre outros representantes do sector educacional e autoridades convidadas.
Luanda, 25 de Março de 2024.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais