O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) realizou, na passada sexta-feira, 19 de Abril do corrente ano, em Luanda, na ACITE (Academia de Ciências Sociais e Tecnologias), a Cerimónia Pública de Apresentação do Plano Operacional de Avaliação Externa da restante oferta formativa das áreas das outras ciências da saúde.
A avaliação externa tem como objectivo aferir o nível de qualidade das Instituições de Ensino
Superior (IES) e dos cursos e/ou programas que estas ministram, tendo como referência indicadores e padrões universalmente aceites.
A cerimónia de abertura foi presidida pelo Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva, em representação da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança. Segundo o Secretário de Estado, "o processo de avaliação desperta para a responsabilidade de cuidar da qualidade como exigência de gestão institucional". Reconhecendo a complexidade e a morosidade do processo, "mas não é isso que irá impedir de o fazer", afirmou o Secretário de Estado. Na ocasião, apelou aos gestores, avaliadores e decisores políticos para assumirem as suas responsabilidades até às últimas consequências.
Nesta segunda fase do processo externo dos cursos da ciência de saúde, serão avaliados mais de 100 cursos, ministrados em 21 Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas na província de Luanda e 28 IES sediadas noutras províncias do País.
Esta fase conta com a participação de 242 avaliadores nacionais, 18 avaliadores internacionais e 52 gestores de procedimentos nacionais e internacionais, provenientes de países como o Brasil, Cabo Verde, Cuba, Moçambique, República Democrática do Congo, Zimbabwe, Portugal e São Tomé e Príncipe.
Na primeira fase do processo de avaliação externa e acreditação do ensino superior, que envolveu 30 cursos de saúde, sendo 9 de Medicina e 21 de outras ciências da saúde, os resultados foram apresentados no dia 15 de Março de 2024.
Testemunharam a cerimónia de abertura do início da segunda fase de avaliação externa da restante oferta formativa das áreas das outras ciências da saúde o Secretário de Estado para o Ensino Superior, a Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, o Magnífico Reitor da ACITE, representantes do Banco Mundial, Directores Nacionais e equiparados do MESCTI, Magníficos Reitores, Presidentes e Directores Gerais das Instituições de Ensino Superior, representantes da CPLP, UNI.AO, SARVA e a CNAQ.