mescti.gov.ao
Ciência e Tecnologia
06 Junho de 2023 | 11h06

Angola acolhe o Workshop Regional da África Austral-GMES África

Angola acolhe de 5 a 7 de Junho do corrente ano, o "Workshop da África Austral-GMES África", organizado pelo Centro de Ciências e Serviços da África Austral para Alterações Climáticas e Gestão Sustentável de Solos (SASSCAL) e o Conselho de Investigação Científica e Industrial (CSIR).

Angola acolhe o "Workshop Regional da África Austral-GMES África", organizado pelo Centro de Ciências e Serviços da África Austral para Alterações Climáticas e Gestão Sustentável de Solos (SASSCAL) e o Conselho de Investigação Científica e Industrial (CSIR).
Este workshop regional visa trazer decisores políticos e tomadores de decisão da África Austral e outras partes interessadas nas zonas húmidas, meio ambiente e gestão de recursos hídricos com foco em "Observação da Terra estimula/promove o hiato entre ciência e política”.
A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança na qualidade da Presidente do Conselho de Ministros do SASSCAL que Angola assumiu em Outubro de 2021, presidiu o discurso da Abertura do Evento.
Na sua intervenção de abertura disse " com o Programa de Monitoramento Global para o Meio Ambiente e Segurança e África (GMES & África), a União Africana e a União Europeia juntam esforços dos seus sistemas de Observação da Terra para dar resposta às necessidades globais, para gerir o ambiente, compreender e mitigar os efeitos das alterações climáticas e garantir a segurança civil, fornecendo informações aos decisores políticos, cientistas, ao sector privado e ao público”.
Segundo a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação a observação da terra é fundamental para a busca de soluções, através da ciência e da tecnologia espacial, para encarar desafios globais prementes para a humanidade, tais como: a segurança alimentar, o fornecimento de água de qualidade, o fornecimento de energia, a segurança e a defesa nacional, as alterações climáticas e a saúde global e as crises humanitárias.
Salientou que por intermédio da iniciativa SASSCAL, Angola já beneficia da implementação do Programa de Monitoramento Global para o Meio Ambiente e Segurança e África (GMES & África), através do projecto de monitoramento e avaliação de zonas húmidas transfronteiriças das bacias hidrográficas da África Austral (WeMAST) Fase 1 e Fase 2.
SASSCAL, uma iniciativa conjunta de África do Sul, Angola, Botswana, Namíbia, Zâmbia e Alemanha, em resposta aos desafios da mudança global, enquanto que o CSIR, uma organização do Governo da África do Sul, líder em investigação científica que desenvolvimento industrial para acelerar a prosperidade socioeconómico na África do Sul.
O workshop decorrerá de 5 a 7 de Junho do corrente ano, em Luanda, no Palmeiras Suite Hotel, conta com a presença estimada de 100 participantes, facilitado no âmbito do Programa de Monitoramento Global para o Meio Ambiente e Segurança e África (GMES & África). Durante o workshop, prevê-se também o treinamento de mais de 25 estudantes provenientes de diferentes países africanos.
Participaram neste acto de abertura do workshop representantes dos Governos das Repúblicas do Botswana, Namíbia e Zâmbia, Coordenador do Programa GMES & África pela Comissão Africana e Especialista em Ciência Espacial, Tidiane Quattara, Presidente do Conselho de Administração do SASSCAL, Gabriel Luís Miguel, Directora Executiva do SASSCAL, Jane Olwoch, representante da Embaixada da União Europeia em Angola, Danilo Barbero, representantes da Comissão Africana e do Conselho de Investigação Científica e Industrial da África do Sul, Directores Nacionais dos diferentes Departamentos Ministeriais, representantes de Instituições de Ensino Superior e de Investigação Científica e Desenvolvimento e representantes da Sociedade Civil.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais