mescti.gov.ao
Ministério
18 Março de 2024 | 15h03

INAAREES divulga resultados de avaliação do Ensino Superior em Angola

O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) realizou, no dia 15 de Março de 2024, no Auditório "Uanhenga Xitu" do Arquivo Nacional de Angola, a divulgação pública dos resultados do processo de avaliação externa e acreditação do ensino superior, abrangendo 30 cursos de saúde e outras ciências da saúde.

Esta avaliação externa, conduzida por comissões independentes de especialistas nacionais e estrangeiros, teve como foco inicial os cursos de medicina e outras ciências da saúde. Os relatórios produzidos fundamentaram-se em evidências recolhidas conforme os indicadores, padrões e critérios estabelecidos.

Foram avaliados cursos ministrados em várias instituições de ensino superior, incluindo a Universidade Agostinho Neto, a Universidade Katyavala Bwila, a Universidade José Eduardo dos Santos, a Universidade Mandume ya Ndemufayo, a Universidade Onze de Novembro, a Universidade Rainha Njinga Mbandi, o Instituto Superior Técnico Militar, a Universidade Privada de Angola e a Universidade Jean Piaget de Angola.

Dos 30 cursos avaliados, apenas 7 receberam acreditação, entre eles o curso de medicina da Universidade Mandume ya Ndemufayo, os cursos de medicina e enfermagem da Universidade Jean Piaget de Angola e os cursos de enfermagem, fisioterapia e odontologia da Universidade Privada de Angola.


A Ministra do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, em seu discurso de abertura, destacou que este processo de avaliação externa é o primeiro de um total de aproximadamente 1.356 cursos que serão avaliados até 2027, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027.

Sobre os cursos acreditados e não acreditados, a ministra enfatizou que os cursos acreditados terão uma certificação válida por até 2 ou 3 anos, enquanto os não acreditados terão um prazo de 2 anos para melhorias, sob o risco de suspensão ou encerramento.

O INAAREES, estabelecido pelo Decreto Presidencial nº 172/13, de 29 de outubro, tem como missão avaliar e acreditar as instituições de ensino superior e seus cursos, homologar a certificação de graus e títulos académicos e reconhecer equivalências de estudos superiores realizados no país e no exterior.

 Luanda, 18 de Março de 2024.

 

 

 

 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais