mescti.gov.ao
Ensino Superior
26 Maio de 2021 | 14h05

Apresentação do Curso de Especialização em Gestão do Ensino Superior - MESCTI - UE - UCAN

O Programa de Apoio ao Ensino Superior- UNI.AO, projecto do Governo de Angola financiado pela União Europeia, apresentou, em Conferência de Imprensa, o seu curso de especialização em Gestão do Ensino Superior no dia 17 de Maio

O Programa de Apoio ao Ensino Superior- UNI.AO, projecto do Governo de Angola financiado pela União Europeia, apresentou, em Conferência de Imprensa, o seu curso de especialização em Gestão do Ensino Superior no dia 17 de Maio, às 09h30, no edifício sede do MESCTI (Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação), sito na Rua do MAT, Complexo Administrativo Clássicos de Talatona, em Luanda.

A cerimónia de apresentação do curso de especialização em Gestão do Ensino Superior foi presidida pelo Secretário de Estado para o Ensino Superior, Prof. Dr. Eugénio Alves da Silva, contando com a participação da Embaixadora da União Europeia, Dra. Jeannette Seppen, e da Vice-Reitora para Área Académica da Universidade Católica de Angola, Prof. Dra. Maria Helena dos Santos Miguel.

Diante dos múltiplos desafios com que se deparam as instituições académicas em Angola, o da gestão institucional é um dos mais prementes, sendo, por conseguinte, a capacitação dos gestores das instituições de ensino superior uma necessidade para que as mesmas possam adoptar práticas eficientes de gestão do ensino, da investigação e das actividades de extensão. Nesta perspectiva, foi lançado no final de 2020 um concurso internacional para a concepção e implementação de um curso de especialização em Gestão do Ensino Superior. A Universidade

Católica de Angola (UCAN), em consórcio com a Universidade Aberta de Lisboa (UAB), foi selecionada para prestar este serviço e implementar o curso.

O objectivo geral desta formação pós-graduada é o fortalecimento das capacidades de 200 quadros das instituições de ensino superior angolanas, públicas e privadas, em matéria de gestão do ensino, da investigação e das actividades de extensão. O curso será implementado em duas etapas: em 2021 e 2022-23, cada sessão contando com aproximadamente 100 participantes e visando formar equitativamente homens e mulheres.

O curso será implementado em formato B-learning (a distância e presencial) e abordará os fundamentos do ensino superior, os recursos humanos, a investigação, extensão, o planeamento estratégico, a gestão financeira, etc. com módulos comuns e de especialidades em função dos perfis dos formandos.

O Programa de Apoio ao Ensino Superior- UNI.AO é um programa de cooperação desenvolvido entre a União Europeia e a República de Angola visando apoiar o ensino superior angolano. O programa UNI.AO pretende aumentar a diversificação económica e apoiar a criação de empregos de quadros altamente qualificados em sectores prioritários. O programa tem uma duração de 5 anos (2019- 2024), um orçamento de 13 milhões de euros e é implementado em regime de cooperação delegada pela agência de cooperação técnica Expertise France. A equipa do programa UNI.AO trabalha em estreita colaboração com o MESCTI para levar a cabo as diferentes actividades previstas.




Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais